O movimento imigratório ocorre e já ocorreu em diversos lugares do mundo. Em contexto histórico motivos principais são: busca de melhores condições de vida em outro lugar para qual o indivíduo irá imigrar, procura por trabalho, saúde, estudos. Fatores de repulsão também está associado a mudança de território como perseguição religiosa, etnia, guerra, má renumeração e fome.
Na segunda guerra mundial, de maneira gradativamente quando Hitler assume o poder na Alemanha, diversas pessoas como: homossexuais, negros, testemunha de Jeová, incluindo principalmente os judeus, que tiveram que imigrar e até mesmo fugir do país pelas péssimas qualidade de vida. Tendo em vista que nem sempre os motivos seja de maneira arbítrio, causando desde então uma maneira improvisada de viver.
A ONU ( organização das nações unidas ) tem surgido no final da segunda guerra mundial, com o principal objetivo, trazer a paz entre as nações, cooperando por garantir a segurança e a ordem das imigrações, promovendo de maneira amigável a sociedade receptora de imigrantes. O estado, país e cidadãos, deve manter de forma apaziguadora, garantido a dignidade humana, o acesso deles em serviço públicos. Contribuindo assim o Brasil será um país desenvolvimento, acolhedor e mais rico.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 110
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 130
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.