Na constituição federal de 1988 no seu artigo 6º tem como direito ao lazer como inerente a todo cidadão brasileiro.
com quanto tá o prorrogativa não tem acontecido recorrentemente , tão vista como tema do texto, dificultando a universalização desse direito social tão importante.
em primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para finalizar essa problemática. nesse sentido grande parte das pessoas com deficiências cognitivas motoras e entre outros. crianças e adolescentes de baixa renda e de periferias usam esporte como escape de seus problemas financeiros, sociais , familiares .
segundo as ideias do filósofo John Locke , configura-se como uma violação do " Contrato Social " já que o estado não cumpre sua função de garantir o direito de cultura e o lazer.
ademais é fundamental apontar que já existem projetos sociais existentes no país podemos citar como uma das "Escolinhas de futebol" como um dos projetos em vários estados brasileiros, tão pouco investido nesses em outras instituições de esporte, tão pouco é investido nas escolas para que as aulas de educação física sejam mas bem preparadas para alunos que contém PcD e alunos que não contém e para que todos tenham acesso a diversos esportes como motivação para uma vida melhor. logo é inadmissível que esse cenário continue existindo.
depreende-se da diversidade combater esses problemas. para isso é importante que o ministério da cultura e do Lazer junto com o ministério da educação por meio de um projeto de leis visando mais investimentos em esportes seja entregue a câmara deputados a fim de haver mais escolas focadas em esportes gratuitos e com uma boa infraestrutura especial para alunos com deficiências . assim para que todo cidadão tem o seu direito consolidado e de tal forma a sociedade se tornará mais inclusiva e diversificada e o estado desempenha corretamente o contrato social assim dito por John Locke.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada