O médico Dr. David Nabarro, um dos seis Enviados Especiais do Diretor Geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), declara que o lockdown é ineficiente e torna a população pobre cada vez mais pobre. A alimentação é um direito básico. E a fome ameaça os indivíduos mais vulneráveis. Problema este, levado pelo desemprego, que a grande maioria da população foi impedida de realizar suas atividades por serem consideradas informais. A economia não circula e isso afeta a todos.
Uso massivo de máscara, veto a aglomerações, rastreio de quem teve contato com alguém doente e vacinação em massa. Essas são umas das medidas mais eficazes que deveriam ter sido usadas desde o começo da pandemia. Medidas estas usadas por países que tiveram destaque no combate a pandemia, ponderando profissionalismo e acolhimento a população, como o Vietnã. O lockdown apenas máscara a realidade, pois, o vírus continua circulando pelas atividades essenciais e se dissemina com o término do lockdown, fazendo assim entrar em um novo isolamento.
Albert Einstein disse brilhantemente: “Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes”, nada descreve melhor a atitude dos governantes que insistem em decretar medidas drásticas de isolamento social para controlar a expansão da pandemia. Não foram bem-sucedidas antes e não serão agora. Ações menos drásticas devem ser tomadas para que causem o mínimo dano na sociedade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.