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Por Gustavo8272
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#59647
A constituição federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prever em seu artigo (6°), o direito a infância como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem ênfase, na prática, quando se observa a garantia do direito integral à infância, dificultando, deste modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.
Em primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para garantir o direito à infância. Nesse sentido, o tecido social enfrenta uma situação na qual a maioria das crianças trabalha ao invés de estudar. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do "contrato social", já que o estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como a educação, o que infelizmente é evidente no país.
Ademais, é fundamental apontar a violência sexual, como impulsionador da não garantia do direito à infância no Brasil. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), cerca de 1031,49% de crianças morreram no Brasil na última década. Diante de tal exposto, é notório que essa problemática afeta muito o público juvenil. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o poder legislativo, por intermédio da Assembleia Legislativa, criar leis que venham assegurar os direitos dos menores, a fim de :lol: garantir que todos tenham uma infância proveitosa, assim, se consolidar a uma sociedade mais humana, onde o estado desempenha corretamente seu "contrato social", tal como afirma John Locke.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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