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Por Rebecaamp
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#59533
Promulgado pelo ONU em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos garante a todos os indivíduos o direito à educação e ao bem-estar social. Conquanto, o analfabetismo no Brasil impossibilita que essa parcela da população disfrute desse direito universal na prática. Nessa perspectiva, esses desafios devem ser superados de imediato para que uma sociedade integrada seja alcançada.
A educação é o fator principal no desenvolvimento de um país. Hodiernamente, ocupando a nona posição na economia mundial, seria racional acreditar que o Brasil possui um sistema público de ensino eficiente. Conquanto, a realidade é justamente o oposto e o resultado desse contraste é claramente refletido no alfabetismo. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2018, havia 11,3 milhões de pessoas analfabetas com 15 anos ou mais de idade. É inadmissível que a sociedade aceite a inegligência do poder público.
Faz-se mister, ainda, salientar a falta de informações como impulsionador do problema. De acordo com Zygmunt Bauman, sociólogo polonês a falta de solidez nas relações sociais, políticas e econômicas é a característica da "modernidade líquida" vivida no século XXI. Diante xe tal contexto as pessoas ficam mais vulneráveis com a desinformação, tornando-se menos críticas. Desinformadas de seus valores e direitos.
É evidente, portanto, que ainda há entraves para garantir a solidificação de políticas que visem à construção de um mundo melhor. O governo precisa criar leis, tornando las mais efetivas e cobrar determinadas posturas cobrando a analfabetização dos cidadãos. Capacitar indígenas com ajuda de proficionais e materiais didáticos específicos promovendo pessoas com grau de escolaridade. Dessa forma, o Brasil poderia superar o analfabetismo.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 147

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 167

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 153

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por biancandrews
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#59540
Oii Rebeca! :D
Vou dar o meu palpite aqui em relação a sua redação, espero que possa te ajudar.
Bom, achei que sua introdução ficou um pouco confusa... Pelo que deu para entender o índios não tem acesso a educação e ao bem estar devido o analfabetismo. Colocando, portanto, o analfabetismo como a causa e não o problema. Faltou também você falar sua tese.
Já no seu 1° desenvolvimento você apresenta o analfabetismo como o problema/consequência da cauda, o que acabou deixando seu texto incoerente.

Critério 1
Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa => 80
(Negligência* Desfrute* case* faltou algumas vírgulas...)
Critério 2
Compreender a proposta de redação e o tipo textual exigido (dissertativo-argumentativo) => 120
Invista em sua argumentação
Critério 3
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa do ponto de vista=> 80
argumentos
É fundamental que haja coerência entre as ideias selecionadas. Organize melhor seus argumentos antes de iniciar a produção para que faça sentido lógico ter feito essa seleção.
Critério 4
Conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação => 140
Algumas repetições no uso de conectivos; Falta de clareza que você gostaria que o leitor tivesse coma informação e interpretação
Critério 5
Elaborar proposta de intervenção que respeite os direitos humanos => 120
Apesar de apresentar o agente, não foi muito bem explicado como e de qual forma será feito a intervenção


NOTA: 540



Pesquise um pouco sobre as regras de acentuação e tome cuidado com a coerência... Estamos caminhando para a nota MIL. (=
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Por Rebecaamp
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#59597
Obridada por ajudar com sua correção, é a minha primeira e estou um pouco perdida ainda.
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