Avatar do usuário
Por Gustavoo
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#59393
De acordo com Allen Ginsberg, filósofo e poeta estadunidense, quem controla a cultura, controla a mídia. Sob essa ótica, no Brasil, é possível perceber que as narrativas midiáticas promovem uma cultura na qual os interesses econômicos sobrepõem a realização pessoal. Nesse sentido, os jovens - muitas vezes acometidos por crises de identidade comuns à idade - sofrem uma pressão exacerbada para escolherem carreiras que, apesar de satisfazerem objetivos financeiros comprometem a autorrealização. Desse modo, faz-se necessário discutir, sob um olhar crítico, esse cenário deletério.

Precipuamente, é mister constatar como a "Indústria Cultural" - termo proposto pelos sociólogos alemães Adorno e Horkheimer - influencia a escolha profissional dos jovens. Segundo esse conceito, tal indústria seria a produtora de conteúdos que impõem comportamentos sociais condizentes com interesses capitalistas. Nessa perspectiva, os moços brasileiros desenvolvem, ao longo de sua formação, a tendência de olhar para as profissões somente sob o prisma financeiro. Dessa maneira, tal influência comportamental é inadmissível no contexto do Brasil, pois afetam diretamente a saúde emocional dos jovens.

Ademais, é fundamental perceber como as crises de identidade caracterizam-se como impulsionadoras do problema. Por esse ângulo, com base nos estudos sociológicos do século XX que, na tentativa de explicar a multiplicidade social, definiram a identidade como o conglomerado de experiências sociais, percebe-se que os inexperientes jovens não possuem estrutura identitária para escolherem que caminho profissional deve seguir. Dessa forma, é urgente remover a carga depositada sobre aqueles que não possuem condições para carregá-la.

Em suma, a escolha profissional constitui um desafio para os jovens brasileiros. Logo, a fim de assessorá-los nesse processo decisório, cabe ao Ministério da Educação e Cultura (MEC), em diálogo com as escolas, promover mudanças nos parâmetros curriculares nacionais. Essas mudanças devem abarcar visitas técnicas semestrais desde a primeira série do ensino médio, desse modo, promoverão a identificação do jovem com as carreiras profissionais que, por sua vez, facilitará sua decisão. Além disso, cabe à comunidade escolar de ensino médio trazer o debate à tona no ambiente acadêmico para atenuar os conflitos psicológicos dos estudantes. Assim, será possível remover dos ombros juvenis a pressão voraz que os acomete.

At.te,
Gustavo Mendonça
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 130

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 110

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 90

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 130

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Avatar do usuário
Por Gustavoo
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#59395
@Andree

Bom dia André, gostaria mtt de receber uma correção sua, me dá essa honra? kkkk Obrigado!!

Obs.: Todos que puderem corrigir serão muitoo bem-vindos, preciso d+ da ajuda de vcs... Não tenho acesso a mais ninguém que possa corrigir minhas redações, nem tenho como pagar tbm... :/

At.te,
Gustavo Mendonça
0
Avatar do usuário
Por Gustavoo
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#59399
Descobri uma galera da pesada na correção e irei marcá-los aq tbm! kkkkk Seria uma honra contar com a correção de vocês!! Posso marcar em todas redações que fizer?? Se for abusivo da minha parte podem falar, ainda estou entendendo a dinâmica da plataforma... u.u

At.te,
Gustavo Mendonça
0
Avatar do usuário
Por Gustavoo
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#59504
@Leandrol
Poderia justificar sua nota por gentileza? Preciso saber onde estou errando para melhorar nas próximas redações...

At.te,
Gustavo Mendonça
0
Avatar do usuário
Por ThiagoGirald
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#59559
Oi Gustavo, tudo bem?

Vamos primeiro falar da estrutura da introdução:

No primeiro período você apresentou um bom repertório sociocultural
No segundo período e no terceiro período houve uma argumentação propícia para o D1 e não para uma introdução, não houve apresentação temática
No quarto período seria melhor explicitar uma problemática para se tornar coesivo o D1 e o D2

Dicas para uma boa Introdução:

1° período- Repertório sociocultural
2° período- Apresentação Temática
3° período- Tese


Vamos falar do D1:

No primeiro período no qual seria o tópico frasal, torna-se interessante a não utilização de repertório sociocultural, é melhor deixar para o terceiro período para comprovar sua argumentação
No segundo período houve uma pequena argumentação
No terceiro não houve sequer uma fundamentação da sua argumentação
No quarto período apresentou um bom fecho frasal conclusivo, mesmo não fazendo uma alusão sugestiva ao tópico frasal.

Vamos falar do D2:

No primeiro período houve um tópico frasal bem direcionado
No segundo período houve uma boa escolha de repertório sociocultural, porém ficaria melhor ainda se argumentasse melhor com o tema acompanhado do período seguinte
No terceiro período caberia uma boa argumentação porém ele foi um anexo do segundo período, dois períodos de consequência sem um fechamento alusivo não é interessante em um desenvolvimento

dicas para um bom desenvolvimento:

1° período- Tópico frasal (ideia central)
2° período- Argumentação (explicar defender)
3° período- Fundamento ( comprovar/ embasar), seria ótimo um repertório sociocultural aqui
4° período- Fecho Frasal (fechamento do parágrafo com uma alusão ao TF)


Vamos de conclusão:

Ela ficou ótima parabéns. Retomou a tese, botou o ator social e os efeitos da ação



Lembre-se de reler seu texto, travessão caiu na reforma ortográfica de 2008, não aconselho usar




Boa sorte aí meu querido, não é uma correção, são dicas. ;)
0
Avatar do usuário
Por Gustavoo
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#59585
@ThiagoGirald

Olá Thiago, tudo bem? Agradeço de verdade as dicas, acatei algumas... Mas queria deixar algumas ressalvas também para que você possa considerar na hora de corrigir outras redações, além de poder usar nos seus textos também...

Primeiro queria falar sobre o uso do travessão... Eu tbm tinha dúvidas sobre essa questão, mas olhando redações nota 1000 de 2019, por exemplo, várias delas fizeram uso do travessão e não perderam pontos com isso. Além disso, o último acordo ortográfico é de 2010, então o de 2008 não é o melhor parâmetro, ou seja, se vc quiser usar o travessão para dar ênfase nas suas produções textuais pode ficar a vontade...

Outra coisa... Percebi que seu posicionamento sobre a introdução tem origem na divergência das nossas estruturas de texto. Na minha introdução, eu usei o modelo de parágrafo indutivo e esse não requer apresentação direta do tema, que pode ficar subtendido nesse tipo de estrutura. Deixo aqui uma sugestão: pesquise outras estruturas de redação, cada uma delas pode cair como uma luva para temas específicos, ou para quando faltar mecanismos argumentativos...

Sobre a competência 4, a banca corretora do ENEM avalia a quantidade e a diversidade de conectivos e conjunções. No meu texto, utilizei a média de conectivos de uma redação nota 1000, além de que todos eles estão devidamente colocados e não se repetem, acredito que poderia ter sido melhor pontuado... Então, já deixo aqui a sugestão de contar os conectivos e observar a diversidade deles na hora de corrigir as redações...

Sobre o processo argumentativo, posso concordar que ficou incompleto em alguns momentos, mas falta de embasamento argumentativo não houve, pois os repertórios socioculturais são usados para esse fim...

Por fim, queria dizer que minhas observações aqui, vão além da análise do meu texto... Elas foram feitar pq percebi que algumas observações suas podem te atrapalhar na hora de fazer o seu texto. Reitero aqui a questão do travessão, o ENEM avalia a complexidade dos períodos para alavancar a pontuação dos candidatos, o travessão torna o período mais complexo, por isso vemos tantos travessões sendo usados em redações nota 1000...

Obrigado pela sua análise, acatei a parte da argumentação insuficiente, vou me esforçar mais nisso. Abraço...

At.te,
Gustavo Mendonça
0
Avatar do usuário
Por ThiagoGirald
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#59588
Obrigado pelas dicas! Vou acatar tudo
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
89 Exibições
por Debss
0 Respostas 
87 Exibições
por Annapin
0 Respostas 
333 Exibições
por jaqueline454
1 Respostas 
145 Exibições
por rodriguees29
1 Respostas 
87 Exibições
por William2024
0 Respostas 
151 Exibições
por Elleeee66
0 Respostas 
245 Exibições
por Adrielly122
O avanço das ISTs entre jovens brasileiros
por anabeatriz7    - In: Outros temas
0 Respostas 
126 Exibições
por anabeatriz7
O consumo do álcool entre os jovens brasileiros
por Sahvi    - In: Outros temas
0 Respostas 
174 Exibições
por Sahvi
0 Respostas 
125 Exibições
por Lalalay

Na obra “Utopia”, do escritor ingl&eci[…]

Democratização do cinema

Na Constituição federal há um[…]

A população em situaçã[…]

Olá, pessoal. Alguém poderia corrigi[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM