Em primeira perspectiva, destaca-se o impacto do alcoolismo nos elos entre o primeiro grupo social. A saber, destaca-se a obra Toalha- Frutas podres que questiona a decomposição dos laços parentais. Dessa forma, é notório que a criação de Rochelle Costi assemelha-se ao distanciamento familiar resultante da apreciação do álcool pelos jovens da contemporaneidade, no entanto tal relação precisa ser estreitada para que haja solução do problemática vigente.
Ademais, ressalta-se, ainda, a aproximação dos jovens com drogas ilíscitas. Nesse contexto, é possível assinalar a estória de Sísifo, personagem mitológico condenado a carregar uma pedra eternamente. Desse modo, que a temática do consumo de álcool e os impactos à juventude, assim como o mito, efetua consequências que favorecem a aproximação a substâncias nocivas a saúde.
Portanto, é necessário que medidas sejam aplicadas para resolver o problema. Dessa maneira, urge que a família não estimule o uso de álcool pelos mais jovens. Além disso, é incontestável a necessidade da ação dos poderes públicos, em especial, do Poder Legislativo que, por meio da manutenção de leis, desenvolva projetos que restrinjam o comércio ilegal de drogas, afim de mitigar o acesso a entorpecentes. Apenas assim, os impactos do álcool àquela juventude jamais tornar-se-ão uma cultura na sociedade tais qual foi trazida por Leandro Karnal.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.