Em primeiro lugar é essencial destacar o cenário em que a sociedade sexista criou um paradigma de que não existe espaço para a mulher nas áreas de pesquisa. Isso se sustenta em conformidade com dados do PoliUSP que explicita uma participação feminina nas áreas de pesquisa de somente 13,5% isso se dá pela falta de incentivo no caminho entre a graduação e o doutorado, onde muitas desistem após não conseguirem alocação em um mercado de trabalho extremamente preconceituoso. Nesse viés é notório um caminho dificultoso enfrentado por futuras cientistas que optarem pela área.
Por conseguinte, presencia-se uma maioria de homens em função de cargos de pesquisadores, já que uma vez instalados no cargo os homens possuem uma maior publicação de artigos. De acordo com o Instituto Nobel, dos mais de 958 laureados, somente 57 são mulheres, como resultado monta-se uma hegemonia uníssona criando um desafio na evidência feminina em premiações ou até na viabilização de projetos. A falta de publicação não gera incentivos para pesquisadoras de gerações futuras pois expõe a dificuldade de ganhar notoriedade e destaca a necessidade de uma perseverança exacerbada.
A partir do excerto apresentado, certamente há uma necessidade de retificação da cultura machista que assola o Brasil . Urge do ministério do trabalho e dos sindicatos através de novos projetos de leis, assegurar e fiscalizar o cumprimento do artigo 377 da CLT. Assim, doravante, uma maior visibilidade com o intuito de mais mulheres ingressarem neste mercado com segurança e a garantia de construir um nome para incentivar gerações futuras de mulheres no meio.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada