Por marianateles
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O artigo 28 da Constituição brasileira garante o uso de recursos que facilitam o aprendizado dos deficientes auditivos. Contrapondo a legislação, o Brasil, na prática, possui desafios para formação educacional de surdos, já que o baixo índice de pessoas que sabem libras e a existência de poucos locais que utilizam a linguagem de sinais estimulam a evasão escolar realizada pelos surdos ou até mesmo o não ingresso no colégio.
Ademais, o site “Senado notícias” informa em pesquisas a baixa taxa de falantes da linguagem dos surdos. A situação preocupante contribui para haver obstáculos na aprendizagem dos deficientes auditivos pela crescente saída dos surdos das escolas, pois sem pessoas adeptas para ensinar, consequentemente os surdos não aprendem e nem sequer são motivados a entrar no espaço escolar.
Além do mais, o vereador Plácido Filho revela em um de seus discursos: “Sem a existência de pessoas habilitadas nos locais...os surdos estão praticamente excluídos e impedidos de exercerem seus direitos...”. A fala evidencia a falta de acessibilidade para os fluentes em libras, o que dificulta a educação dos deficientes no país, já que sem espaços para aplicar o conhecimento obtido, o aluno desmotiva-se e prefere sair do ambiente escolar, já que mesmo sendo escolarizado não consegue se comunicar e emitir sua inteligência.
Portanto, o governo necessita criar mais escolas bilínguies que priorizem o estudo da linguagem de sinais por meio, primeiramente, da construção das escolas e depois da qualificação de empregados para trabalhar nos locais, a fim de assegurar o direito à educação para todos os brasileiros, especificamente os surdos, como a França que foi o primeiro país a fundar um colégio focado ao aprendizado dos deficientes auditivos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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