Por Rbeatriz
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No período colonial um marco crucial para o início de uma população ímpar, foi a iniciativa de uma religião unificada. Logo, o processo de conversão dos índios ao catolicismo começou com a aplicação da língua portuguesa, como fala única, a mesma seria usada para a leitura de trechos bíblicos,dessa forma patrimônios culturais e religiosos foram perdidos, e restabelecida a crença do reino em ascensão. Entretanto após séculos ainda é notória a busca por um costume eclesiástico, deste modo desestabilizando e elevando o preconceito doutrinário individual. No entanto, a falta de entendimento sobre a complexidade do assunto dificulta o processo de denúncia e compreensão, negligenciando os estigmas sociais.
Nesse contesto é de suma salientar que de acordo com o artigo 18 da constituição dos Direitos Humanos, todo ser humano tem direito a liberdade de manifestar sua religião. Embora essa lei seja estabelecida ainda há um abismo entre a mesma e a falta de repercussão do assunto. De maneira similar afetando também o processo de denúncia, fazendo com que as vítimas omintam o crime, agindo de forma contrária, acabam piorando a situação, tornando-se cúmplices de uma causa de discriminação, sendo esses os principais óbices no enfrentamento da problemática.
Sendo assim, é indispensável a adoção de medidas que tornem o assunto repercutido,tornando as mídias sociais os maiores apoiadores de conhecimento e posicionamento. Tornando o conhecido, seja trabalhada através da Polícia Civil, uma ouvidoria segura, fortalecendo a denúncia anônima e a diminuição de ocorrências desse problema.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 190

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 150

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por sidneytcosta
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#60915
@Rbeatriz,

No período colonial, um marco crucial para o início de uma população ímpar, foi a iniciativa de uma religião unificada. Logo, o processo de conversão dos índios ao catolicismo começou com a aplicação da língua portuguesa, como fala única, a mesma (1) seria usada para a leitura de trechos bíblicos, dessa forma patrimônios culturais e religiosos foram perdidos, e restabelecida a crença do reino em ascensão. Entretanto, após séculos ainda é notória a busca por um costume eclesiástico, deste modo desestabilizando e elevando o preconceito doutrinário individual. No entanto, a falta de entendimento sobre a complexidade do assunto dificulta o processo de denúncia e compreensão, negligenciando os estigmas sociais.
Nesse contes(x)to é de suma salientar que, de acordo com o artigo 18 da Constituição dos Direitos Humanos, todo ser humano tem direito a) liberdade de manifestar sua religião. Embora essa lei(norma) seja estabelecida,(!) ainda há um abismo entre a mesma (1) e a falta de repercussão do assunto. De maneira similar afetando também o processo de denúncia, fazendo com que as vítimas omintam o crime, agindo de forma contrária, acabam piorando a situação, tornando-se cúmplices de uma causa de discriminação, sendo esses os principais óbices no enfrentamento da problemática. (Faltou um pouco de coerência nesse último período, não ficou confortável para o leitor)
Sendo assim, é indispensável a adoção de medidas que tornem o assunto repercutido, tornando as mídias sociais os maiores apoiadores de conhecimento e posicionamento. (2) Tornando-o conhecido, seja trabalhada através da Polícia Civil, uma ouvidoria segura, fortalecendo a denúncia anônima e a diminuição de ocorrências desse problema.

(1) Não utilizar "mesmo" como pronome relativo
(2)Aqui, há um período composto por subordinação, isto é: "Tornando-o conhecido, seja...." é subordinado ao anterior, nao poderia encerrar com ponto final.

Comentários gerais:
3- Você escreve bem, só precisa se atentar ao uso correto da vírgula e melhorar a coerência em algumas partes do texto.
4- A sua conclusão poderia ter sido melhor, apesar de ser uma conclusão que saiu um pouco do senso comum, você poderia citar mais uma proposta de solução para o problema. Poderia trabalhar, por exemplo: a possibilidade das escolas colocarem de maneira mais forte o estudo das religiões no Brasil, seja no ensino médio ou no ensino fundamental; a possibilidade do poder publico usar as mídias sociais para difundir a importância do respeito às religiões; a importância do ministério da Educação incentivar que as Universidade desenvolvam projetos de extensão nesse sentido.... enfim, vc poderia explorar outras frentes.

Parabéns. Espero ter contribuído um pouco.
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