Em primeiro lugar,é importante destacar que de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) 20% dos estudantes de 14 a 29 anos,não terminam algumas etapas escolares,ressaltando a desigualdade no país.Segundo o educador Paulo Freire “Se a educação sozinha não transforma a sociedade,sem ela tão pouco a sociedade muda" frisando a importância da educação na sociedade ,entretanto esse direito,é infelizmente escasso para uma pequena parcela da população brasileira.
Ademais,é fundamental apontar a ausência da consolidação entre os estudos e o trabalho como impulsionador do abandono escolar.Segundo o documentário “Fora de serie" produzido por um grupo de pesquisa Observatório jovem do Rio de Janeiro,através de entrevistas com estudantes do EJA(educação de jovens e adultos) ,alguns participantes relataram que muitos estudantes lutam diariamente para conciliar o trabalho com os estudos .Diante do tal exposto o MEC (Ministério da educação)60% dos jovens em algum momento da vida,enfrentou esse desafio.Logo é admissível que esse cenário continue.
Entende -se,portanto a necessidade de combater esse obstáculo.Para isso acontecer,os gestores escolares podem reavaliar a metodologia pedagógica,afim de motivar os alunos.Assim se consolidará uma sociedade mais eficiente ,onde “a educação transforme a sociedade” tal como afirma Paulo Freire.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.