Nesse sentido, é possível apontar como um grande empecilho à consolidação de uma solução no que se refere a falta de presença da favela nas grandes cidades. Conforme Pierre Bourdieu, o que foi criado para ser instrumento de democracia não deve ser convertido em mecanismo de opressão. Sob esse viés, pode‐se observar que a mídia, ao invés de promover debates e projetos que elevem o nível de informação da população, influencia no crescimento da exclusão da favela em outras áreas da sociedade.
Outra problemática dessa temática, é a falta de iniciativa do governo em resolver tais problemas. Nesse segmento o filósofo Aristóteles dizia o seguinte, “a política tem como função preservar o afeto entre as pessoas de uma sociedade.” No mais, no que tange a questão da presença e representatividade da favela na sociedade, é claro que o governo não cumpre tal função, já que há uma lacuna evidente no dever moral e na execução dos deveres governamentais sobre a mesma, que são insuficientes e falhos.
Consequentemente, medidas devem ser tomadas, em razão disso o ministério da cidadania, com o apoio do MEC, deve elaborar campanhas culturais e educacionais nas redes sociais e em outros veículos de comunicação, por meio de verbas governamentais, tendo como público alvo, moradores de favelas e capitais, a fim de quebrar estereótipos e aumentar o elo entre essas partes da sociedade e acabar de vez, com a falta da presença da favela na dinâmica das cidades grandes, unificando as partes, que antes, estavam separadas por barreiras sociais.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 60
Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.