Os incêndios criminosos podem ser classificados em diretos, quando existe de fato o intuito de colocar fogo, e indiretos, estes ocorrem devido ao desmatamento, pois a vegetação densa é retirada e os raios solares atingem o solo, coberto de folhas secas, iniciando os incêndios. Pode-se perceber essa correlação no fato de que os 10 municípios com mais focos de incêndios são os mais desmatados, segundo uma nota técnica do IPAM.
O decreto 2661, do Código Florestal, permite, apenas com autorização do Sistema Nacional De Meio Ambiente, o uso da Queima Controlada para limpar e aumentar os nutrientes do solo. Ao passo que esse costume pode ser substituído por, respectivamente, a limpeza por máquinas e pela diversificação de culturas, não há a necessidade dos incêndios para a agricultura.
À proporção que 90% das queimadas que ocorrem em áreas de agronegócio da Amazônia são para criar pastos de gado, conforme o cálculo feito pela Greenpeace. Quase 20% da Floresta Amazônica já foi desmatada com o fito de aumentar a renda da pecuária. É de salientar-se que a técnica de pastejo rotacionado reduz a perda definitiva das pastagens e aumenta as chances de a vegetação crescer. Então por quê não mudar o jeito que a pecuária é conduzida no Brasil?
Em consoante a todos esses fatos, conclui-se que é preciso que o Sistema Nacional de Meio Ambiente apresente, aos que procuram por autorização para o uso da Queima Controlada, alternativas que não envolvam incêndios florestais. Ademais é necessário que haja punições mais severas para quem provoque incêndios florestais, a fim de que os problemas respiratórios da população diminuam, de que a fauna dos biomas brasileiros não desapareça e que os problemas ambientais, tais como o efeito estufa e o aquecimento global sejam freados.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 40
Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. O texto não defende ponto de vista a respeito do tema proposto e/ou apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema, superficiais ou incoerentes.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.