Avatar do usuário
Por GabiNatali
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#59284
Em uma entrevista para o site BBC, em setembro de 2020, Carlos Nobre, presidente do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas e um dos principais estudiosos sobre os incêndios florestais, disse que são os agricultores que causam a maioria das queimadas na Amazônia. Verifica-se Queima Controlada é um “costume” que causa tantos incêndios e que destrói parte dos biomas brasileiros.
Os incêndios criminosos podem ser classificados em diretos, quando existe de fato o intuito de colocar fogo, e indiretos, estes ocorrem devido ao desmatamento, pois a vegetação densa é retirada e os raios solares atingem o solo, coberto de folhas secas, iniciando os incêndios. Pode-se perceber essa correlação no fato de que os 10 municípios com mais focos de incêndios são os mais desmatados, segundo uma nota técnica do IPAM.
O decreto 2661, do Código Florestal, permite, apenas com autorização do Sistema Nacional De Meio Ambiente, o uso da Queima Controlada para limpar e aumentar os nutrientes do solo. Ao passo que esse costume pode ser substituído por, respectivamente, a limpeza por máquinas e pela diversificação de culturas, não há a necessidade dos incêndios para a agricultura.
À proporção que 90% das queimadas que ocorrem em áreas de agronegócio da Amazônia são para criar pastos de gado, conforme o cálculo feito pela Greenpeace. Quase 20% da Floresta Amazônica já foi desmatada com o fito de aumentar a renda da pecuária. É de salientar-se que a técnica de pastejo rotacionado reduz a perda definitiva das pastagens e aumenta as chances de a vegetação crescer. Então por quê não mudar o jeito que a pecuária é conduzida no Brasil?
Em consoante a todos esses fatos, conclui-se que é preciso que o Sistema Nacional de Meio Ambiente apresente, aos que procuram por autorização para o uso da Queima Controlada, alternativas que não envolvam incêndios florestais. Ademais é necessário que haja punições mais severas para quem provoque incêndios florestais, a fim de que os problemas respiratórios da população diminuam, de que a fauna dos biomas brasileiros não desapareça e que os problemas ambientais, tais como o efeito estufa e o aquecimento global sejam freados.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 40

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. O texto não defende ponto de vista a respeito do tema proposto e/ou apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema, superficiais ou incoerentes.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
Combate aos maus-tratos de animais no Brasil
por Silva02    - In: Outros temas
4 Respostas 
206 Exibições
por Silva02
Combate aos maus- tratos de animais no Brasil
por Rayelli    - In: Outros temas
5 Respostas 
434 Exibições
por Mylike
O combate aos crimes cibernéticos no Brasil
por HIsaxs    - In: Outros temas
1 Respostas 
118 Exibições
por elizasolanum
0 Respostas 
56 Exibições
por alecshivley
3 Respostas 
198 Exibições
por LuizGustavo7
0 Respostas 
20 Exibições
por Lucaassilvaa
0 Respostas 
76 Exibições
por luizaa24
0 Respostas 
123 Exibições
por Rodfontes
0 Respostas 
110 Exibições
por Luciana72
O combate a violência aos idosos
por Aland    - In: Outros temas
0 Respostas 
35 Exibições
por Aland
desafios da pessoa com deficiencia

De acordo com o artigo 3º, inciso IV da Const[…]

Maxy TavioCorteze lais458 Hyque Sabin[…]

A escritora norte-americana Helen Keller, é[…]

  Nesta incerteza sobre sua natureza, Roman s[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM