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Por Zabela
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Desordem e descaso no sanear
O que esperar de um país extenso e populoso, que aparentemente não cuida da própria população? Essa é uma dúvida recorrente do cidadão brasileiro, aquele que sofre as consequências de um serviço de saneamento de baixa qualidade.
No Brasil o saneamento se encontra tão precário que em certas regiões é quase nulo, um exemplo é a região norte que de acordo com a ABES (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental) é a que menos atende aos requisitos necessários de saneamento básico. Possivelmente é um fator decorrente da má gestão econômica do país e do descaso de cada município para com seus habitantes.
Torna-se nítido a influência que o desleixo no planejamento da infraestrutura, juntamente da carência de investimentos públicos e da desigualdade social presente, causam diretamente e indiretamente nos seguimentos de manutenção da higiene urbana, levando até mesmo ao reaparecimento de doenças que já foram erradicadas.
A problemática pode ser resolvida com investimentos na reorganização do decreto do sistema de saneamento nos municipios, sendo mais acessível a bairros periféricos e de difícil acesso. Bem como a conscientização e educação dos moradores é necessária, via intervenções introduzidas em instituições de ensino diretamente aos adolescentes e jovens adultos que frequentarem, já que hábitos ruins contribuem para a deterioração do meio ambiente.

***(Isso é um artigo de opinião)***
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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