É importante ressaltar, de início, a ausência de ações governamentais como promotora do problema. De acordo com o filósofo Nicolau Maquiavel, no livro "O Príncipe", para manter no poder, os governantes devem operar em busca do bem universal. No entanto, percebe-se que, no território nacional, a recorrência de obstáculos que atrapalham o desenvolvimento de meios que podem ajudar a contribuir para a educação a distância, já que o estado, mesmo sendo responsável por promover instrução aos seus cidadãos, não cumpre o seu devido papel. Desse modo, é inadmissível que tal situação se perpetue, pois traz consequências gravíssimas, com o aumento da ausência da participação efetiva dos estudantes.
Ademais, é fulcral dar ênfase à questão da má influência midiática que ainda é um grande impasse à solução da questão. Segundo Pierre Bourdieu, o que foi criado para ser instrumento de democracia não deve ser convertido em mecanismo de opressão. Diante de tal exposto, pode-se observar que a mídia, em vez de promover debates que elevem o nível de informação da população sobre os problemas enfrentados por alunos e professores nos ensinos a distância, influencia na consolidação e persistência do problema. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Depreende-se, portanto, ausência de novas medidas para reverter o impasse no Brasil. Para isso, a mídia deve criar um projeto que vise informar a população sobre os problemas em relação à educação a distância. Isso deve ocorrer por meio de propagandas televisivas e de reportagens, com a participação de profissionais competentes a fim de garantir os direitos dos indivíduos prejudicados. Desse modo, atentar-se-á, em médio e longo prazo, o impacto nocivo da educação a distância, e a coletividade alcançará a Utopia de More.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada