Antes de tudo, vale destacar a ausência de medidas governamentais para intervir na falta de domicilio. Destarte, convém ressaltar que a moradia é um direito para todo cidadão residente no Brasil, e que está assegurado na constituição federal de 1998, documento jurídico mais importante do país. Analogamente a isso, tem-se o pensamento do terceiro presidente dos Estados Unidos Thomas Jefferson, com a frase “a aplicação das leis é mais importante que sua elaboração”, fato esse que está relacionado com a carência de abrigo, e lamentavelmente é um problema evidente no Brasil.
Ademais, é de suma importância apontar a instabilidade econômica como impulsionador do aumento de moradores de rua no Brasil. De acordo com o Ipea (Instituto de pesquisa econômica aplicada) o número de moradores de rua cresceu aproximadamente 140% entre 2012 e 2020. Diante de tal exposto é notório que a instabilidade econômica do país afetou diretamente nesse crescimento, tornando assim um cenário não condizente com o que está prescrito nas leis que regem a sociedade. Logo é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Urge, portanto, a necessidade de medidas para combater a ausência de residência. Para isso é mister que o Governo, por intermédio de programas sociais, faça a aplicação das leis e monitoramento detalhado de cidadãos que realmente necessitem de programas sociais, com a aplicação de programas sociais para indivíduos desprovidos de recursos e fiscalizações para garantir que as diretrizes sejam cumpridas, a fim de minimizar a quantidade de moradores de rua e manter o objetivo de proporcionar uma vida digna ao individuo. Assim, se consolidará uma sociedade harmônica, onde a aplicações das leis seja tão efetiva quanto a elaboração, tal como afirma Thomas Jefferson.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada