Desde o Período Colonial, onde apenas as elites tinham acesso à educação, o país é comandado por uma pequena parcela dessas maiorias. Esse fato leva a exclusão das minorias que dependem do controle dessa parte da população. Segundo o economista britânico William Arthur Lewis a "Educação nunca foi despesa. Sempre foi investimento com retorno garantido". Nessa linha de raciocínio se evidencia a importância da educação igualitária para todos, pois com ela teremos uma restituição assegurada.
Consequentemente, com a elitização de um direito universal, há uma piora no cenário social do país. Afinal, com a maioria dos detentos sem acesso a escolaridade ocorre a restrição de um grupo que poderia ser reinserido nas mais diversas esferas da sociedade brasileira. Além de negar um princípio que é defendido pelos Direitos Humanos, o que é obrigação do Estado fiscalizar e proporcionar esse bem a todo cidadão residente do país.
Portanto, medidas são necessárias para resolver esse impasse. O Ministério da Educação deve propor a criação de mais salas de aula em presídios e cursos para ex-detentos, por meio de um projeto de lei entregue a Câmara dos Deputados. Tal direito poderá ser usufruído por qualquer presidiário e ex-presidiário que queira concluir seus estudos e se restituir inteiramente na sociedade. Espera-se, com essa ação, uma maior ressocialização de detentos pela educação e uma menor exclusão deste grupo.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 60
Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.