responsável. No entanto, percebe-se a irresponsabilidade da sociedade no que concerne à questão do
estigma associado a doenças mentais na sociedade brasileira. Diante dessa perspectiva, percebe-se a força
de um grave problema, devido a má influência midiática e a falta de conhecimento.
Em primeira análise a má influência midiática é um fator determinante para a persistência do problema.
Conforme Pierre Bourdieu, o que foi criado para ser instrumento de democracia não deve ser convertida em
mecanismo de opressão. Nessa perspectiva, pode-se observar que a mídia, em vez de promover debates que
elevem o nível de informação da população, influência na consolidação do problema.
Além disso, outra dificuldade enfrentada é a questão da falta de conhecimento. Nesse sentido, o filósofo
Schopenhauer defende que os limites do campo de união de uma pessoa determinam seu entendimento a
respeito do mundo. Isso justifica outra causa do problema: se as pessoas não têm acesso à informação sobre
o estigma associado a doenças mentais na sociedade brasileira, sua visão será limitada, o que dificulta a
eliminação do problema.
Logo, medidas estratégicas devem ser tomadas para alterar esse cenário. Especialistas no assunto, com o
apoio de ONGs especializadas, devem desenvolver ações que revertam a má influência midiática sobre o
estigma associado as doenças mentais na sociedade brasileira. As ações devem ocorrer nas redes sociais, por
meio da produção de vídeos que alertam sobre as reais condições da questão. A partir dessas ações, espera-
se promover uma melhora no que tange à questão do estigma associado a doenças mentais na sociedade
brasileira.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.