Em primeiro lugar, vale destacar que a liberdade de expressão é inexistente, visto que as discordâncias não são aceitáveis. Esse comportamento, segundo o filósofo Michel Foucault, é devido a necessidade dos indivíduos manterem a coesão do discurso do grupo. Logo a discordância representa uma ameaça a rede que controla as pessoas e para evitar que todos sejam contaminados, o precursor é censurado pelos membros. Desse modo, tal atitude, impede a análise de variantes de conceitos diferentes, limitando a visão social.
Em segundo lugar, vale ressaltar que o discurso de ódio pregado nas redes sociais, assemelha-se a caça as bruxas da Idade Média, cujo eram torturadas e mortas por terem alguma atitude que não era adequada para mulheres da época. Apesar das pessoas não serem mortas, na contemporaneidade, elas são torturadas psicologicamente por ter tido alguma conduta desrespeitosa para a sociedade, tanto no presente como no passado, além de que o seu espaço de defesa é limitado nas redes sociais. Consequentemente, as vítimas, anônimos e celebridades, após a repercussão negativa apresentam dificuldade de encontrar trabalho e problemas emocionais.
Depreende-se, portanto, que a cultura do cancelamento atribui aos seus seguidores uma característica déspota. Logo, faz-se, essencial que o Governo Federal em parceria com Ongs, promovam campanhas digitais contra o cancelamento, sendo divulgadas por meio de propagandas televisivas e posts nas redes sociais, essas campanhas devem ser interativas para incentivar diálogos online sobre os efeitos dessa cultura, a fim de conscientizar a população a dispor de discussões saudáveis no ambiente virtual. Dessa forma, a caça as bruxas da contemporaneidade será erradicada da sociedade brasileira.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 130
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.