Segundo o jornal ‘’O Globo’’ e o ‘’portal R7’’ respectivamente, o bullying no Brasil é duas vezes maior que média internacional e é o segundo país com mais casos de bullying virtual contra crianças. Essa realidade muitas vezes é ocultada por quem sofre a ação, talvez por medo de falar ou de não ser compreendido pelos pais e professores, os relatos são frequentes nas escolas e continuam por meio das redes sociais, as práticas vão de ameaças, insultos a perseguição.
No drama Sul-Coreano ‘’ True Beauty’’ exibido pela emissora de televisão -TVN-, a personagem Lim Ju Kyung é vítima de bullying pelos colegas de classe por ser considerada ‘feia’, os insultos continuam nas redes sociais, o que faz a garota pensar em suicídio e mudar de escola. Em virtude desses atos observa-se que a exigência por um padrão social e a busca pela perfeição tem levado muitos jovens ao suicídio e a se compararem com outras pessoas.
Em suma, é necessário que medidas educacionais sejam tomadas pelas escolas. Palestras informativas, até mesmo a inclusão de uma disciplina que busque explorar a reflexão dos estudantes sobre os atos tomados e empatia ao próximo. Cabe aos pais e educadores ter uma maior atenção com os filhos e alunos, procurando perceber se tem algo diferente em seu comportamento. Nas redes sociais as empresas de aplicativos poderiam bloquear o acesso as plataformas dos usuários que praticam o cyberbullying e automaticamente enviar uma denúncia judicial contra esses indivíduos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.