Por 5675675
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#58735
Barão de Itaparé, um dos criadores do jornalismo alternativo durante o período da ditadura no Brasil, estava certo ao dizer : ''O Brasil é feito por nós, só falta desatar os nós''. Nesse sentido, o estigma associado às doenças mentais se apresenta como um dos nós a serem desatados. Nessa perspectiva, seja pela falta de incentivo da população, seja pela negligência governamental, o descaso com o preconceito assolado às enfermidades mentais continua afetando de forma negativa o cotidiano brasileiro, o que exige reflexão urgente.

Em primeira análise, o descaso estatal em relação às doenças de cunho mental mostra-se um desafio para aqueles que sofrem com ela, uma vez que poucos recursos são destinados pelo Estado para solucionar a vasta propagação e ascensão de tais mazelas. De acordo com o jornal britânico BBC NEWS, cerca de 33% a 67% das pessoas são prejudicadas por enfermidades mentais, no Brasil e no mundo, respectivamente. Concomitante a isso, é necessário que o Estado invista em uma forma de conter o avanço de transtornos psicológicos.

Somado a isso, a falta de incentivo ao governo pela população dificulta na execução de melhorias com relação à aceitação e, principalmente, uma diminuição de preconceitos provenientes do senso comum. Segundo o jornalista irlandês George Bernard ''O progresso é impossível sem mudanças''. Analogamente, reivindicações da sociedade são necessárias para a realização de mudanças na área da saúde.

Portanto, os problemas que visam a ascensão de doenças mentais, no Brasil, apresentam barreiras preocupantes. Para amenizar esse cenário urge que o Estado invista, por meio de verbas governamentais, na criação de ONGs que possam cessar na proliferação de sequelas e estigmas, a fim de solucionar a situação e criar uma sociedade mais saudável.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Avatar do usuário
Por Jeniffeeee
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#58963
@5675675, oi!

Eu recomendaria que você estudasse mais a parte argumentativa, percebe que você só coloca os argumentos mas não os explora? Desenvolva-os mais! Sobre a conclusão, como essas ONG's irão fazer isso? Como elas poderiam parar essa proliferação de estigmas? Ficou meio vago a proposta. Também não consegui entender o D2, como a população pode ajudar nesse incentivo ao governo?

:arrow: Procure estudar esses pontos, eles irão te ajudar.

Tudo sempre parece impossível até que seja feito.
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
83 Exibições
por Julia9989
0 Respostas 
76 Exibições
por 12yas23min
0 Respostas 
67 Exibições
por millyne11
0 Respostas 
66 Exibições
por livibeatriz
0 Respostas 
61 Exibições
por AnaSh
0 Respostas 
26 Exibições
por AnaSh
0 Respostas 
48 Exibições
por Juxfd
0 Respostas 
48 Exibições
por Beatriz2918
0 Respostas 
50 Exibições
por Licia33
0 Respostas 
48 Exibições
por mariiaedua

O brasileiro muitas vezes não tem a oportun[…]

Insegurança alimentar no Brasil

Conforme o artigo 25 da Declaração U[…]

De acordo com o documentário "O di[…]

Filantropia

Filantropia é o termo usado para designar a[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM