No filme “Para sempre Cinderela”, ao resgatar um criado que seria preso, a protagonista cita Thomas More, dizendo ao príncipe: [...] “Se o Senhor submete seu povo a uma má educação e os castiga pelos crimes onde a educação os confinou, podemos concluir que Vossa Alteza, cria ladrões para depois puni-los”. No Brasil, a maioria dos jovens infratores são negros, pobres e que vivem em comunidades carentes de tudo. Diminuir a maioridade penal não diminuiria a violência cometidos por eles, ao contrário, só estimularia que esses jovens continuassem no crime.
O Brasil tem um déficit de 200 mil vagas no sistema prisional e mais de 80% dos presos estão ociosos, não tendo nenhum tipo de medidas que visam a reinserção deles na sociedade. Se a maioridade penal for reduzida para 16 anos, os jovens vão ser postos em presídios, de modo que entrarão em contato com organizações criminosas e pouquíssimos terão atividades educativas.
Neste sistema caótico das penitenciárias, 7 em cada de 10 presos voltam a cometer crimes. Devido a superlotação, criam-se dificuldades para dar aos presos acesso a higiene, assistência médica e social e condições salutíferas nas celas. Colocar adolescentes nessas circunstâncias é garantir que eles continuarão no crime e serão aliciados por maiores a cometer ou assumir delitos.
O Estado tem um papel fundamental no desenvolvimento humano da juventude, pois é papel do Estado garantir que os menores de idade tenham a possiblidade de usufruir de uma boa educação, de assistência médica, de acesso a cultura e o lazer. O governo federal gasta em média mensal de R$ 1.250,00 com um aluno do ensino superior a medida à proporção que com um preso é gasto, por mês, R$ 3.300,00. Ou seja, a educação no Brasil, que evitaria que tantos jovens entrassem para o crime, é ignorada pelo Estado.
É óbvio, que se um jovem cometer um crime hediondo deve ser punido com a mesma sentença que um adulto, entretanto em uma prisão da Febem, com medidas de ressocialização, que visem reinseri-lo na sociedade e não no mundo dos crimes. Além disso, é fundamental que a educação pública no Brasil seja levada a sério, já que esta é a arma mais poderosa que se pode usar para mudar o mundo.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.