A priori, é interessante destacar que o uso de drogas por parte da população que se encontra em situação de rua alavanca o afastamento social, assim como, a permanência destes nesta circunstância. Isso sucede pois muitos abrigos não abarcam usuários de narcóticos, portanto, essa parcela se encontra à mercê da falta de apoio governamental.
Ademais, o aumento do desemprego no Brasil fabrica ainda mais pessoas isoladas e desamparadas, impulsionando os obstáculos em promover a integração dos sem-teto. Com o aumento dos empregos informais, o seguro desemprego não compreende todas as pessoas despendidas de seus ofícios, e logo, mostra-se ineficaz acerca desse impasse. De acordo com o jornalista George Shaw, “o progresso é impossível sem mudança”, logo, medidas são urgentes.
Por conseguinte, com o fito de fomentar a integração dos moradores de rua à sociedade, é importante que o Governo Federal, no papel do Ministério da Cidadania, implemente projetos e invista em instituições de apoio aos habitantes sem moradia, por meio de instalações de abrigos direcionados a usuários de drogas, os quais devem oferecer tratamentos e suporte no ingresso ao mercado de trabalho. Espera-se, com isso, que os necessitados sejam realocados à sociedade e os direitos sejam garantidos a todos os cidadãos brasileiros.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 130
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 130
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.