Precipuamente, é fulcral pontuar que o abandono escolar deriva da baixa atuação dos setores governamentais, no que concerne à criação de mecanismos que coíba tal recorrência. Segundo Aristóteles, filosofo grego, a política tem como função preservar a integração dos indivíduos da sociedade. Contrariamente, no Brasil os investimentos e projetos de leis que garantam o alcance de toda a população a educação não encontram espaço e respaldo político necessário. Desse modo, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal de forma urgente.
Ademais, é imperativo ressaltar a necessidade de trabalhar também pode ser apontado como promotor do problema. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, aproximadamente quatro em cada dez jovens que não concluíram o ensino médio precisaram deixar as salas de aula para trabalhar. Partindo desse pressuposto, percebe-se que fator prioritário para o abandono dos estudos entre os brasileiros é a necessidade de ingressar no mercado de trabalho. Tudo isso retarda a resolução do empecilho e contribui para a perpetuação desse quadro deletério.
Portanto, medidas exequíveis são necessárias para conter o avanço da problemática na sociedade brasileira. Para tanto, necessita-se, que o Ministério da Educação, crie programas de inclusão e campanhas sociais — voltadas para os cidadãos que abandonaram os estudos —, por meio das escolas, secretarias municipais da educação e veículos de comunicação, com o objetivo de integrar novamente os brasileiros no ambiente escolar, amenizar os índices de evasão escolar e conscientizar a população. Assim, poder-se-á diminuir, em médio a longo prazo, o impacto nocivo da evasão escolar.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada