Em primeira análise, é importante entender que a ciência é crucial para o desenvolvimento da sociedade, principalmente o Brasil que se encontra em situação emergente, e visa alcançar o status de nação desenvolvida. Em decorrência a tantos cortes de dinheiro, a ciência se tornou algo desprestigiante, em especial, os próprios cientistas brasileiros, que de acordo com a notícia da revista Galileu em 2016, emigraram para o exterior a busca de oportunidades na ciência que não foram encontradas no respectivo país. Tal situação é, portanto, reflexo do descaso governamental que ocasiona prejuízos ora a classe científica, ora a população em geral.
Além disso, a falta de aplicação informativa na população gera em um futuro próximo, a maior depreciação do estudo da ciência. Diante disso, uma pesquisa feita pela ONG CGEE (Centro de Gestão e Estudos Estratégicos) apresentou que de 1.962 entrevistados, de todo o país, 61% demonstram interesse na área, contudo a chegada desse conhecimento no país, e particularmente nas áreas de camadas sociais de menor escolaridade e renda no Brasil, ainda é bastante limitado. Desse modo, a dissipação da ciência em um povo provocará um vazio ora no desenvolvimento, ora nas salas de universidades da área científica.
Verifica-se, então, a necessidade de aplicação de verba e alcance da ciência. Para isso, faz-se imprescindível que o Ministério da Ciência e o Ministério da Educação, por intermédio de feiras de ciências e criação de laboratórios, instrua os educadores — particularmente os docentes de biologia, física e química — a elucidar nos eventos a importância da valorização da ciência a fim de estimular a curiosidade sobre o estudo. Além disso, é de suma importância o papel do Governo Federal na retirada de cortes e a inclusão da ciência como área prioritária de investimentos, ao lado da saúde e educação. Acrescenta-se que, o uso das redes sociais, nesse meio, é imprescindível para a chegada de informação científica nas telas de celular ou nas televisões — entrevistas com cientistas, a ciência real no dia a dia —. Nesse contexto, será possível a valorização necessária do campo científico no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada