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Por mbiaa
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Promulgada pela ONU, em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos, garante que é direito de todo cidadão, viver em sociedade. Entretanto, na prática, tal garantia é deturpada haja vista os desafios para a inserção social de refugiados no Brasil, seja pela falta de apoio do Estado, seja pelo preconceito arraigado presente na sociedade. Desse modo, faz-se imperioso a análise das causas, consequências e possíveis soluções dessa conjuntura.
A princípio, vale ressaltar que a indolência estatal impulsiona a problemática. Para Thomas Hobbes, filósofo inglês, é dever do Estado, proporcionar meios que auxiliem o processo de coletividade. De maneira análoga, nota-se que no Brasil, não há políticas que promovam a inclusão de refugiados nos mais diversos âmbitos sociais, fazendo com que estes sejam colocados à margem da sociedade.
É, também, profícuo discutir sobre a permanência do revés devido ao preconceito arraigado na sociedade. Segundo o célebre cientista Albert Einstein, “É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito”. Nessa perspectiva vivencia-se a intolerância e a discriminação contra refugiados, o que fortalece a existência da mazela social.
Pode-se perceber, portanto, que as raízes históricas e ideológicas dificultam a inserção dos refugiados na coletividade. Logo, urge a necessidade do Estado, mediante a criação de projetos e campanhas em emissoras de rede nacional, visando à integração dos refugiados na sociedade brasileira, de modo a mitigar a discriminação vigente. Quem sabe, assim, a inserção social de pessoas forçadas a procurar refúgio fora do seu país, deixe de ser uma utopia para o Brasil.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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