Por laracsz
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#57743
Na novela brasileira "Malhação: viva a diferença", é retratado um problema de saúde pública recorrente através da personagem Keyla: a gravidez na adolescência. Analogamente, a ficção não difere da realidade brasileira, visto que são altos os índices de gravidez precoce no país. Desse modo, devido ao estigma relacionado as relações sexuais, somado à insuficiência de informações no âmbito escolar, a gestação indesejada entre jovens é recorrente no Brasil.
Em primeiro plano, é necessário destacar o preconceito ao falar de sexo como forma de alavancar o problema. De acordo com o filósofo Jean-Jacques Rousseau: "O homem nasce bom, a sociedade o corrompe". Sob esse viés, existe um estigma associado as relações sexuais em que os indivíduos que condenam a disseminação do tema, não necessariamente nascem com o preconceito, mas o adquirem do meio onde vivem, o que faz com que debates sobre gravidez entre jovens sejam evitados e, por consequência, há o aumento do número de casos no país.
Ademais, é imprescindível ressaltar a desinformação no campo escolar como agravante da gestação precoce. Segundo o Ministério da Saúde, conforme o nível de escolaridade aumenta, a gravidez entre jovens diminui. Nesse sentido, fica claro que a escola tem um importante papel na propagação de informações, entretanto, devido à falta de investimentos na educação, a escola por si só não é capaz de evitar a gravidez precoce, sendo incapaz de difundir o assunto entre jovens, o que incentiva o crescimento da problemática no Brasil.
Portanto, diante do exposto, medidas são necessárias para combater a gravidez entre jovens no país. Desse modo, urge que o Ministério da Educação implante o programa "Gravidez precoce não!", por intermédio de um projeto de lei entregue à Câmara dos Deputados. Dessa maneira, o programa deverá atuar no campo da educação, inserindo a educação sexual na grade curricular a partir do Ensino Médio, em que as escolas deverão promover debates sobre o tema, disseminando informações, para que casos como o de Keyla sejam minimizados no Brasil.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 125

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 155

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 150

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 155

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 155

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por Kelx
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#57752
Na introdução, a tese ficou vaga. Elabore os elementos da proposta melhor. O erro na competência 1, são as pontuações. No geral, a sua redação está muito boa! Estrutura quase perfeita, ao meu ver.
0
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Por sixthero
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#57841
claro! :D ainda hoje te trago uma correção

somos sempre um pouco menos do que pensávamos. raramente, um pouco mais.
0
Por laracsz
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#58116
sixthero escreveu:claro! :D ainda hoje te trago uma correção
certooo, fico no aguardo :D
0
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Por sixthero
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#58513
Oi, @laracsz! Aqui está sua correção :D

Legenda:
erros
correções/
sugestões
melhorável
inadequações coesivas
repetições*
redundante
elementos da proposta
observações intraparágrafo
comentários


*termos que compõem o tema apresentam certa tolerância.

Na novela brasileira "Malhação: viva a diferença", é retratado um problema de saúde pública recorrente através da personagem Keyla (essa sequência de termos pode causar confusão no corretor; dificulta um pouco a leitura) é retratado, através da personagem Keyla, um problema recorrente na saúde pública: a gravidez na adolescência (acredito que o seu repertório poderia ser um pouco mais explicitado, um pouco mais trabalhado; ele acabou ficando um tanto vago). Analogamente (1) É notório, atualmente, que a ficção não difere da realidade brasileira, visto que são altos os índices de gravidez precoce no país. Desse modo, devido ao estigma relacionado associado (apenas para evitar a repetição relacionado/relações) as às (1)relações sexuais, somado e à insuficiência de informações no âmbito escolar, a gestação indesejada entre jovens é recorrente no Brasil.

Erros sinalizados:
(1):
analogamente é um conectivo que expressa comparação, é equivalente a da mesma forma, da mesma maneira, similarmente e, portanto, sempre que usado, estabelece uma relação entre uma primeira informação e uma segunda informação. Aqui, sua segunda informação (a ficção não difere da realidade brasileira) não possui uma relação de comparação com a primeira, que foi o seu repertório. O conectivo foi usado de forma errônea.
as: erro de regência nominal. o que está relacionado, está relacionado a alguma coisa; e, como você optou pelo uso do artigo as, a crase é obrigatória. estigma relacionado a + as relações sexuais = relacionado às relações sexuais.


Sobre o parágrafo: como disse, o repertório não foi bem trabalhado e isso conferiu certa vagueza à sua introdução. Fora isso, a introdução já apresenta um início de projeto de texto (os dois argumentos), parabéns! Só recomendo trabalhar melhor o repertório.

Em primeiro plano, é necessário destacar o preconceito ao falar de sexo como forma de alavancar o problema é necessário destacar que o preconceito ao falar sobre sexo é uma alavanca para o problema (apenas para eliminar possíveis ambiguidades - poderia ser entendido que o preconceito alavanca o problema, que é a sua intenção comunicativa, mas também poderia ser entendido que existe um preconceito de que o sexo é uma alavanca para o problema). De acordo com o filósofo Jean-Jacques Rousseau: "O homem nasce bom, a sociedade o corrompe". Sob esse viés, existe um estigma associado as às (2) relações sexuais em que (2) , sendo importante enfatizar que os indivíduos que condenam a disseminação do tema, (3) não necessariamente nascem com o preconceito, mas o adquirem do meio onde vivem, o que faz com que debates sobre gravidez entre jovens sejam evitados e, por consequência, haja (4) o aumento do número de casos no país.

Erros sinalizados:
as:
semelhante ao erro de regência nominal anterior. o que está associado, está associado a alguma coisa; como você optou pelo uso do artigo as, a crase é obrigatória. associado a + as relações sexuais = associado às relações sexuais.
em que: esse conectivo acaba sendo relacionado, erroneamente, a relações sexuais, e não ao estigma; assim, a parte do estigma acaba ficando um tanto solta e sem relação com o resto do parágrafo. dificulta o entendimento.
(3): você separou sujeito indivíduos que condenam... do predicado não necessariamente nascem...; erro no uso da vírgula.
: quebra de paralelismo sintático. você disse debates sobre gravidez entre jovens sejam, no presente do subjuntivo. aqui, você alternou para o presente do indicativo, quebrando o fluxo da leitura. não alterne entre modos verbais.

Sobre o parágrafo: ficou um pouco difícil identificar qual o ponto argumentativo. No tópico frasal, você disse que o preconceito é um agravante, mas seu repertório e sua argumentação em si falam mais sobre a forma como esse preconceito nasce/é criado, trazendo de volta o ponto do tópico frasal apenas na última linha do desenvolvimento. As suas ideias acabaram não se conectando tão bem no que diz respeito à progressão argumentativa; C3 prejudicada.


Ademais, é imprescindível ressaltar a desinformação no campo escolar como agravante da do índice de gestação precoce no Brasil. Segundo o Ministério da Saúde, conforme o nível de escolaridade aumenta, a o número de casos de gravidez entre jovens diminui. Nesse sentido, fica claro que a escola tem um importante papel na propagação de informações, entretanto, devido à falta de investimentos na educação, a escola por si só não é capaz de evitar a gravidez precoce, sendo incapaz de difundir o assunto entre jovens, o que incentiva o crescimento da problemática no Brasil.

Sobre o parágrafo: nenhum desvio, parabéns! Entretanto, temos falhas na argumentação. Aqui, o ponto argumentativo final acabou sendo o mesmo que o do parágrafo anterior - a falta de discussão sobre o tópico. Essa repetição prejudica a progressão textual, a argumentação fica um tanto genérica. Acredito que os parágrafos estejam um pouco pequenos, não permitindo um maior desenvolvimento das ideias.

Portanto, diante do exposto, medidas são necessárias para combater a gravidez entre jovens no país. Desse modo, urge que o Ministério da Educação (agente) implante o programa "Gravidez precoce não!" (ação), por intermédio de um projeto de lei entregue à Câmara dos Deputados (meio um pouco vago). Dessa maneira, o programa deverá atuar no campo da educação, inserindo a educação sexual na grade curricular a partir do Ensino Médio, em que as escolas deverão promover debates sobre o tema, disseminando informações (detalhamento), para que casos como o de Keyla sejam minimizados no Brasil (efeito).

Sobre a proposta: completinha com os cinco elementos, parabéns! :D

No geral, seu texto possui poucos (5) desvios, 160 na C1. Tema trabalhado em sua totalidade, porém com repertórios não tão bem inseridos/contextualizados, 160 na C2. Projeto de texto visível, ainda que com algumas falhas no desenvolvimento de ideias, 120 na C3. Texto com vocabulário diversficado, apresentando poucas inadequações coesivas e poucas repetições, 160 na C4. Proposta de Intervenção com todos os elementos exigidos, 200 na C5.

NOTA
C1: 160
C2: 160
C3: 120
C4: 160
C5: 200
= 800

É isso! Espero que tenha te ajudado e aguardo suas próximas redações :D

somos sempre um pouco menos do que pensávamos. raramente, um pouco mais.
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