A princípio, é importante destacar que a prática da superexposição nas redes sociais intensifica a dependência digital e permite que muitos jovens se tornem alienados por causa desse cenário preocupante. A partir disso, segundo o empresário e magnata Steve Jobs, "a tecnologia move o mundo". Sendo assim, ela já faz parte do cotidiano de muitas pessoas de forma excessiva e prejudicial para a saúde física e mental da população.
Ademais, vale salientar que a utilização dos aparelhos digitais facilitam o entretenimento, porém o seu uso inadequado impedem a autonomia do usuário em suas atividades diárias e, consequentemente, contribuem com os riscos do sedentarismo. Nesse sentido, de acordo com o líder político sul-africano Nelson Mandela, " a educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo". Logo, nota-se que é fundamental uma educação digital para orientar e diminuir essa dependência dos jovens da contemporaneidade.
Portanto, diante das causas e consequências da problemática em questão, cabe ao Ministério da Educação - responsável pela qualidade educativa dos brasileiros- incentivar as escolas a educarem sobre como evitar o uso excessivo dos meios digitais, por meio de aulas que abordem tal temática semestralmente. Assim, o objetivo é formar uma geração mais autônoma em seu desenvolvimento profissional e pessoal de forma contrária ao que ocorre inicialmente com a influenciadora digital do filme " Modo Avião".
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 154
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 157
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 143
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 151
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 157
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.