Em primeira análise, o abuso de bebidas alcoólicas degenera o dependente de forma primordial. Assim como no Romantismo, o consumo de álcool como válvula de escape para condições desagradáveis potencializa o surgimento de transtornos psicológicos, pois o usuário necessita da bebida para sentir-se confortável, perdendo progressivamente a capacidade de pensar de forma crítica. Nesse cenário, a cantora Amy Winehouse, falecida em 2011 após uma overdose alcoólica, foi exposta por tabloides sob efeito de seu vício pelo álcool e sem discernir suas ações, sendo motivo de chacota, uma vez que, o alcoolismo muitas vezes não é visto como uma doença por desconhecimento de grande parte da população.
Ademais, essa problemática apresenta um grande impacto na vida coletiva. Para os pensadores da escola de Frankfurt, o excesso de propagandas que promovem o consumo de bebidas alcoólicas faz parte de um mecanismo da indústria cultural, pois introduz o álcool de forma acessível a todos, buscando exclusivamente o lucro. Desse modo, por mais que outras pessoas não bebam, elas estão inseridas de forma vulnerável num cotidiano com ampla disponibilidade de bebidas e podem sofrer danos causados por indivíduos que fazem o mau uso dessas substâncias, como acidentes automobilísticos causados por embriaguez ou aumento da violência devido à falta de sobriedade.
Infere-se, portanto, que medidas são necessárias para conter os riscos do alcoolismo no Brasil. Cabe ao Ministério da Saúde a realização de campanhas que informem os efeitos negativos do abuso de álcool, por meio de palestras e com a presença de especialistas, além da criação de centros que possam acolher os dependentes, com o intuito de alertar a população acerca dos danos intrínsecos ao consumo excessivo de álcool. Desse modo, será possível garantir a segurança e harmonia coletivas na sociedade brasileira.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
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Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
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Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
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