Em síntese, segundo Agostinho de Hipona, “Sem justiça, uma associação de homens unidos pela lei não tem como progredir”. Para o pensador, poucos homens viviam de acordo com as leis divinas e a grande parte vivia em pecado. Nesse sentido, viver em pecado é algo típico atualmente, tais atitudes como sonegação de impostos, suborno de autoridades, realização de fraudes, nepotismo são exemplos dessa prática, que favorecem a determinadas pessoas e desfavorecem as outras, gerando uma desigualdade social.
Desse modo, a corrupção não está ligada apenas com a política, mas também no dia a dia da sociedade. De acordo com Thomas Jefferson, “O Deus nos deu a vida nos deu a liberdade ao mesmo tempo. A mão da força pode destruí-las, mas não pode separá-las”. Sendo assim todos os homens são iguais, no entanto, à medida que aumentam essas condutas corruptivas, maior será a desproporção de direitos e a fragilização entre eles.
Em virtude dos fatos mencionados, diminuindo a desigualdade social e os problemas econômicos causados, terá o aumento do bem-estar social. Nesse âmbito, é de suma importância que o Governo Federal desenvolva melhor as leis envolta da corrupção. Como também, em parceria com empresas fiscais e organizações, cresça o número de fiscalizações atuais, capacite e observe o comportamento dos agentes. Assim, tais medidas visam combater o empasse de forma precisa e democrática.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada