Na primeira geração do Romantismo do século XIX, as imagens poéticas dos heróis indígenas foram heroicamente criadas para conectá-los ao estabelecimento de sentimentos nacionalistas brasileiros. No entanto, convém ressaltar que essa imagem é superficial, aliás, só se consolidou no plano literário, mas não no social, porque na contemporaneidade os índios muitas vezes são marginalizados ou mesmo pelas pessoas. Nesse sentido, uma vez que a cultura indígena se tornou parte integrante de nossa identidade, é necessário reavaliar seu espaço e importância.
De início, somado a isso, a reflexão da história fez com que os índios perdessem seu espaço e sucumbissem à violência. Como todos sabemos, desde o início do processo de colonização do Brasil no século XVI, Portugal impôs opressão aos povos indígenas: a sobreposição do catolicismo e das religiões existentes, o desenvolvimento natural para fins comerciais e culturais. Português em relação à mudança da língua indígena. Esses comportamentos têm levado à eliminação contínua de sua cultura, e até mesmo feito alguns cidadãos de hoje terem estereótipos ou mesmo visões folclóricas desses grupos.
Além disso, a competição territorial tornou-se um problema alimentado pelas relações de poder. O agronegócio é um dos principais movimentos econômicos do país. No entanto, para obter mais lucros, alguns agricultores ampliaram seus limites agrícolas para áreas onde os destinos são os índios, o que gerou conflitos violentos e a perda de territórios indígenas. Isso vai contra os direitos constitucionais, que garantem aos índios a propriedade das terras tradicionalmente ocupadas e mostram que os interesses dos ruralistas às vezes se sobrepõem à proteção das tribos indígenas.
Portanto, a valorização dos índios é fundamental para mudar o quadro atual. Para restaurar o preconceito contra os indígenas, a escola é importante na formação da sociedade do indivíduo. Por isso, as aulas de sociologia e história devem promover o debate dos jovens e uma visão crítica acurada. Além disso, a mídia pode usar sua influência persuasiva para cooperar com a FUNAI na realização de campanhas de propaganda para disseminar conhecimento e informações ao público. Para garantir a proteção da terra, o governo tem a responsabilidade de delimitar as áreas destinadas aos índios e punir aqueles que tentarem burlar a lei e prejudicar os direitos humanos por meio do uso violento. Só assim poderemos garantir o espaço real dos indígenas e evitar a construção equivocada de uma sociedade que só valoriza o nosso povo indígena na literatura.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.