Diante desse cenário, é importante destacar que a disparidade social, está entre as principais causas para combater o analfabetismo. Nesse sentido, de acordo com o Índice de Gini – medida que classifica o grau de desigualdade em um país – o Brasil está entre os dez países mais desiguais do mundo. Sob esse viés, a desigualdade social obriga os estudantes carentes à evasão escolar, para que colaborem com o sustento da família desde muito cedo, fazendo com que levem consigo uma grande responsabilidade doméstica.
Outrossim, é fundamental enfatizar que o desprezo do preconceito contribui de forma acentuada para o agravamento desse entrave. Segundo Mario Sergio Cortella – grande filósofo contemporâneo – a nação brasileira é tão preconceituosa, que há o uso do termo analfabeto como uma ofensa. Destarte, enquanto a sociedade privilegiada persistir em afrontar de forma tão cruel, infelizmente, ainda mais pessoas desistirão de prosseguir ou dar início a uma vida acadêmica.
Portanto, destaca-se a importância de medidas interventivas para a diminuição do analfabetismo em solo brasileiro. Sendo assim, cabe ao Ministério da Educação, órgão responsável pelo sistema educacional no país, por meio de investimento, construir mais escolas em regiões menos favorecidas economicamente como zonas rurais, para que haja inclusão de pessoas com condições mais baixas. Ademais, a criação de projetos de alfabetização para a inclusão de pessoas adultas é fundamental. Feito isso, a construção de uma sociedade permeada pela efetivação dos elementos expostos na Constituição Federal será notória.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 191
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 177
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 186
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 189
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 191
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.