Para Sócrates, a justiça consiste em conhecimento e observações das leis entre os homens, sendo elas escritas ou não. Com o advento da internet, esse conhecimento e observação se tornou extremamente fácil de se obter e o hábito de seguir pessoas virtualmente se enraizou na nossa cultura ao ponto de existirem diversos “juízes” a cada curtida ou comentário. Com um simples ponto de vista sem intenção de ofender um famoso, por exemplo, cancelamentos por pessoas com diferentes ideais ou pura ignorância são bem mais frequentes prejudicando a vida da vítima.
Ademais, na questão ética e moral esses conceitos saem alterados quando um debate evolui para agressões físicas, processos e tentativas de assassinato e suicídio. Claramente a ética e moral não se aplicam a esses indivíduos que acham as suas opiniões como as únicas certas. Garantir a moralidade e ética por meio de pessoas que não possuem o poder de julgamento legal, como um juiz, só causa mais discordância nas redes sociais sem o benefício de ambas as partes.
Assim sendo, é interessantes que os criadores e desenvolvedores de redes sociais ultilizem ou criem testes de usuário na qual ele pode conferir os níveis de valores morais e comportamentais juntamente com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e as mídias para reconhecer e puní-los devidamente por cancelamentos injustos e práticas racistas, homofóbicas e etc.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.