Em primeiro plano, é imprescindível destacar a urgência de jovens em participar da população economicamente ativa. De acordo com o IBGE, quatro em cada dez adolescentes não concluíram o Ensino Médio, pois precisaram trabalhar. Nesse sentido, é evidente que a educação é colocada em segundo plano por jovens que não tem recursos suficientes para dar continuidade aos estudos, visto que a necessidade em ajudar a família põe o trabalho como prioridade, o que causa o aumento da problemática da evasão escolar no país.
Ademais, é necessário ressaltar a negligência do Poder Público em relação ao campo estudantil. Segundo o educador Paulo Freire: "Se a educação não transforma a sociedade, sem ela a sociedadade não muda". Sob esse viés, é notório que o conhecimento é a chave para a mudança, entretanto o Poder Governamental não contribui para a melhora das instituições de transformação social, em que trata de forma displicente os alunos, o que faz com que a desistência escolar cresça no Brasil.
Portanto, medidas são necessárias para combater um dos motivos da crise no sistema educacional: a evasão escolar. Dessa mamenira, urge que o Ministério da Educação crie o projeto "Educar" por meio de um projeto de lei entregue à Câmara dos Deputados. Nesse sentido, o programa deverá complementar a grade curricular do Ensino Médio com cursos profissionalizantes e estágios remunerados, para que os jovens possam ter uma renda mensal sem precisar abandonar as salas de aula, tendo então o acesso ao direito básico de estudar, como garante a Constituição de 1988.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.