Ademais, percebe-se que os pensamentos preconceituosos se difundiram ao longo dos anos, perpetuando até os dias atuais. Para entendermos um pouco mais sobre isso, alude-se ao pensamento de Pierre Bourdieu a respeito do preconceito contra as religiões. De acordo com ele, os indivíduos tendem a reproduzir hábitos que foram, por muitos anos, repetidos. Assim o preconceito foi se cultuando pouco a pouco como não se sabiam muito sobre o assunto foram passando de geração a geração, e tal hábito foi se cultuando cada vez mais de maneira evidente por todo o território nacional, fato que foi se fortificando os paradigmas criados sobre o preconceito e a Intolerância Religiosa.
Infelizmente a descriminação, a Intolerância Religiosa ainda é uma realidade que se assola em muitas comunidades ao redor de todo o mundo. No Brasil, esse problema está relacionado majoritariamente ao racismo que um outro crime que é bastante praticado, pois a Intolerância Religiosa é praticada em uma escala muito maior, contra os adeptos de quaisquer seja a religião. No Brasil, a descriminação é um crime previsto pela Lei nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989, mais anos depois foi alterada pela Lei nº9.459, de 15 de maio de 1997.
A chave para combater a Intolerância Religiosa é o conhecimento e o respeito para com o próximo. Afinal, mesmo que uma pessoa não concorde com a religião do próximo é preciso aprender a conviver com as diferenças que existem. Como dizia Aristóteles, um grande pensador da antiguidade, que defendia a importância do conhecimento para a obtenção da plenitude da essência humana. Para o filósofo, sem a cultura, o conhecimento e a sabedoria, nada separa a espécie humana do restante dos animais
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 40
Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta proposta de intervenção vaga, precária, frágil, superficial, ou relacionada apenas ao assunto, de forma tangencial ao tema, isto é, sem se ater ao recorte temático solicitado.