Segundo o filósofo Immanuel Kant, a natureza racional é chamada de humanidade. Baseando-se na sua afirmação, podemos concluir que o que nos difere dos outros animais com quem dividimos o planeta, é a capacidade de pensar, criticar e refletir. É esse tipo de pensamento crítico, que nos traz a humanidade. Outrossim, nem o atual governo parece se importar com esse tipo de pensamento, dado que no início de seu governo, o nosso presidente anunciou que iria decentralizar os investimentos para as áreas de filosofia e sociologia.
Mas o que seria da humanidade, sem o pensamento crítico? Essa é uma pergunta bem simples de se responder.
Com o avanço da internet, as pessoas tem uma tendência a aceitar cada vez mais e questionar cada vez menos. Uma ótima evidência do que eu falo, é o fato de que ainda existem 11 milhões de brasileiros que acreditam vigorosamente que a Terra é plana. Uma convicção que foi quebrada por Pitágoras no século VI a.C, sendo que naquela época, as tecnologias e o acesso a informação eram muito inferiores aos de hoje.
Para contornar essa situação, o MEC deveria instituir mais aulas e palestras nas escolas sobre a importância do pensamento crítico, começando no início do fundamental um (desta forma, as crianças já crescem com a ideia do quão importante é questionar).
Além disso, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. (MCTI) poderia fazer uma parceria com os grandes canais tecnológicos (tais como YouTube e Google), para através de jogos e vídeos, estimular o pensamento filosófico.
Walter Azevedo diz: "Aquele que pratica o pensamento livre, percebe que há seu corpo não é imposto limites". Aplicando essa frase para a nossa sociedade, podemos concluir que se o pensamento se tornar algo comum e espontâneo na vida de todos, não existirão fronteiras para o avanço da nossa sociedade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 40
Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. O texto não defende ponto de vista a respeito do tema proposto e/ou apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema, superficiais ou incoerentes.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 60
Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 60
Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.