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Por MaressahAnah
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A mobilidade urbana é a forma da população urbana se deslocar de um local ao outro sendo este um direito de todo cidadão. Essa deslocação se dá por diversos meios: carro, ônibus, metrô, bicicleta etc. Sendo o mais comum deles o carro. Por conta de ser o meio de transporte mais utilizado, em cidades com maior densidade demográfica pode ocorrer complicações na sociedade conhecidas popularmente por “engarrafamento”.
Conseguir trafegar de um local para outro, como por exemplo a ida ao trabalho ou a universidade, não deveria ser um desafio, mas para grande parte da população de cidades grandes como São Paulo o simples ato de dirigir até o trabalho se torna uma dor de cabeça por conta do engarrafamento. Por conta disso, muitas pessoas hoje em dia estão escolhendo meios mais rápidos de locomoção como o metrô.
O “engarrafamento” ou “hora do rush” se dá quando, em certos horários do dia, muitas pessoas de deslocam de um local ao outro por meio dos carros, podendo ser também por outros veículos como motos, vans etc., causando um acumulo de veículos impossibilitando a fácil locomoção destes. Sendo o metrô um meio de transporte muito requisitado por sua rapidez, mas sofre do mesmo problema de superlotação e por conta disto acaba sendo um recurso considerado desconfortável.
Outro recurso que também está sendo mais procurado é a bicicleta. Por ser de pratica locomoção é uma boa saída para momentos de pico. Muitos ciclistas ainda tem suas complicações com a falta de segurança nas ruas em consequência de ainda existirem poucas ciclovias para seu acesso a diversas partes das cidades. O que faz do carro ou metrô ainda ferramentas de locomoção mais utilizadas pela população, mesmo que não sejam as melhores opções em relação a conforto.
Desse modo, é imperiosa a ação do poder executivo, com o intuito de diminuir o tráfego de carros e dar mais opções a população, em disponibilizar mais ciclovias e estações de metrô com isto as pessoas não precisariam perder horas no trânsito pois utilizariam outros meios como bicicletas e teria diminuição da superlotação dos metrôs, isso facilitaria a mobilidade urbana.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 60

Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 60

Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 60

Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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