Em primeiro plano, cabe salientar que, a pesada rotina de treinos dos futebolistas jovens ocasiona diminuição no tempo disponível para estudo. Em novembro de 2016, o jornal O Estado de São Paulo, publicou uma matéria sobre o cronograma de atividades dos esportistas de futebol, constatando que em um dia de treino normal o profissional gasta em torno de 8 horas para aperfeiçoamento. Nesse sentido, é inevitável que o jovem esportista após um dia cansativo e com rotina intensa de treinos apresente menos disposição para os estudos.
Além disso, a evasão escolar dos adolescentes encontra terra fértil na má influência midiática. Nessa perspectiva, a máxima do ex-jornalista Olavo de Carvalho, de que "O avento da grande mídia democratizou a ignorância]", cabe perfeitamente. Desse nodo, observa-se que infelizmente, programas televisivos tem demonstrado apenas as vitórias e luxúrias conquistadas pelos jogadores, fato que banaliza a educação. Porém, é imprescindível, que o jovem tenha uma educação de qualidade para alcançar uma carreira de sucesso e duradoura.
Faz-se necessário, portanto, viabilizar estratégias que propicie uma educação satisfatória aos profissionais futebolistas em idade escolar. À vista disso, os clubes esportivos de futebol deve criar o projeto "Educação em campo", que por meio de aulas ministradas por professores capacitados reforce os aprendizados obtidos na escola, as aulas devem ser incluídas no cronograma diário do jovem a apresentar conteúdos de todas as disciplinas, o projeto deve ter como finalidade a maior capitação de conhecimento por parte do discente, o que consequentemente acarretará na melhoria das médias do aluno. Dessa forma, os treinos diários atrelados a uma educação de qualidade contribuirá para que os sonhos de tantos jovens se tornem realidade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 110
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 130
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 130
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 130
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.