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Por Mariart
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Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, crianças e adolescentes podem está sendo constantemente "vigiados" ou melhor, perseguidos. De forma disfarçada, criminosos agem até mesmo pela internet de modo estratégico e alucinante diante de suas vítimas. Nesse sentido, suas intenções podem ter relações com exploração sexual e remoção/venda ilegais de órgãos, tecidos ou partes do corpo.
O filme "Anjos do sol" relata a vida de uma menina de menos de 12 anos que foi vendida por sua humilde família para um rapaz que alegava que ela iria trabalhar e ter um lugar para morar, porém quando ela chegou no local descobriu que era um prostíbulo e estava sendo obrigada a morar lá. É uma ficção mas, infelizmente, acontece muito na vida real principalmente em famílias pobres e de zona rural. Foi pensando nesse problema que o tráfico de crianças e adolescentes passou a ser previsto pelo Código Penal, de acordo com o art. 149-A, o que estabelece em conjunto, o tráfico internacional de pessoas, fortalecendo a lei dos Direitos Humanos.
Mercado Negro, é o apelido para o tráfico de órgãos à serem vendidos. Pesquisas apontam que é um mercado lucrativo, visando o desespero de pessoas em filas enormes e indecisas de transplantes que opitam a proposta de bandidos que os vendem os órgãos por preços elevados. A Organizações das Nações Unidas (ONU) apresentou dados respectivos às vendas anuais no mercado negro, estima-se que cerca de 5% são por lá.
Portanto, o abuso e exploração sexual e o tráfico de pessoas e órgãos, estão sob os top 10 da lista de grandes problemas nacionais. O combate aos cativeiros seria primordial, com atuação da PF (Polícia Federal) e o Ministério de Justiça de Segurança Pública. Destaca-se também a importância em alertar famílias de zona rural a não acreditarem em vendas de pessoas, fazendo-se assim, campanhas sociais.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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