dificultando, deste modo, a universalização desses direitos sociais tão importantes. Diante dessa perspectiva, a xenofobia e a falta de políticas públicas para a inserção desse indivíduo na sociedade contribui diretamente na problemática vivida por essa parcela da sociedade brasileira.
Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a xenofobia que refugiados sofrem. Dessa forma, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do“contrato social”, já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos
desfrutem de direitos indispensáveis, como o bem-estar social. Nesse sentido, tal problemática ocasiona na marginalização dessas pessoas, acarretando em diversos ataques físicos e psicológicos a esses indivíduos.
Ademais, é fundamental apontar a falta de políticas públicas na inserção de refugiados na sociedade como impulsionador dos desafios que esse grupo sofre no Brasil. Dessa maneira, a telenovela “Órfãos da Terra” produzida pela Rede Globo, mostra as dificuldades que os refugiados dentro da trama sofrem em se restabelecer na sociedade como um todo, com empregos, moradias e direitos básicos que tal grupo deveria ser ofertado. Diante de tal exposto, é possível destacar a ausência de atitudes estatais como a principal consequência dessa realidade. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é
imprescindível que o Ministério da Justiça em parceria com o Poder Legislativo, ofereçam auxílios e cuidados básicos — como casas de acolhimento, serviços comunitários e hospitalares — aos refugiados, por meio de leis inclusivas e funcionais para que assim, tais indivíduos recebam o impulsionamento necessário para um recomeço . Assim, se consolidará uma sociedade mais consolidada e segura, onde o Estado desempenha corretamente seu “contrato social”, tal como afirma John Locke.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.