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Por belasenna
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A constituição federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 5° a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade e à segurança como inerente a todo cidadão brasileiro. Contanto tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa a transfobia no Brasil, dificultando, deste modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, faz-se indispensável a análise dos fatores que favorecem esse quadro.

Em uma primeira analise, deve-se ressaltar a ausência de severas medidas governamentais para combater a discriminação, que já é crime perante a lei 7582/14 mas as providencias corretas nem sempre são tomadas, a falta de investigação e o desinteresse dos policiais dificultam a vida das pessoas transexuais que sofrem diariamente. Essa circunstância, segundo as ideias do filósofo John Lock, configura-se como uma violação do "contrato social", já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como a segurança, o que infelizmente é evidente no país.

Ademais, é fundamental apontar que nossa cultura é extremamente transfóbica e excludente, por ter grandes níveis de violência na história. Com toda essa violência os trangêneros tem dificuldades de concluir os estudos e conseguir empregos ficando vulneráveis a prostituição. Logo é inadmissível que esse cenário violento continue a perdurar.

Conclui-se, portanto a necessidade de estabelecer meios de combate, para isso é imprescindível que o governo crie ações contra a violência para incluir essas pessoas nas escolas e universidades a fim de aumentar a participação delas no mercado de trabalho diminuindo a suscetibilidades a prostituição. Paralelamente, é impreterível que o Ministério da Justiça observe os casos para que sejam investigados e concluídos de forma correta e o culpado seja punido corretamente perante a lei. Assim se consolidará uma sociedade mais inclusiva, onde o Estado desempenha corretamente seu "contrato social", tal como afirma John Lock.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 130

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 170

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 170

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 150

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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