Na série japonesa "Demon Slayer", adaptada para anime em 2019, é narrada a história de Tanjiro, um jovem espadachim determinado a extinguir demônios da maneira mais empática possível. Sob essa perspectiva, nota-se que a delicadeza proposta pelo protagonista é contrária a uma parte da população brasileira, que constantemente é marcada como agressiva. Essa denominação é um problema e que precisa ser revertido. Nesse sentido, convém analisar a principal causa e consequência relacionada a esse conceito no cotidiano.
Primeiramente, é preciso salientar que a desinformação das pessoas acerca da empatia e respeito com o próximo é uma causa latente do problema. De acordo com o filósofo Kant, o ser humano é o resultado da educação que teve. Com isso, se há um problema, há como base uma lacuna educacional. No que tange a antipatia e o desrespeito com os demais, verifica-se uma forte influência dessa causa, uma vez que a escola não tem cumprido o seu papel no sentido de reverter e prevenir essa problemática, visto que não tem trazido esse conteúdo para a sala de aula.
Em segundo plano, é necessário destacar que pessoas sem delicadeza são consequências do problema supracitado sobre educação. Segundo o Profeta Gentileza, "Gentileza gera gentileza". Diante disso, verifica-se uma deficiência em torno das relações sociais sobre o desenvolvimento de cidadãos grosseiros, o que contribui com o aumento da falta de acuidade entre um ser humano e outro, tornando sua resolução mais dificultada.
Portanto, uma resolução faz-se necessária. Para isso, é preciso que as escolas, em parceria com a prefeitura, promovam um espaço para rodas de conversa e debates sobre como pôr em prática, no cotidiano, a delicadeza. Tais eventos podem ocorrer no período contraturno, contando com a presença de professores, especialistas no assunto e sociólogos.
<3 grata!
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 153
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 167
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 127
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.