Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater o analfabetismo no Brasil. Nesse sentido, observa-se a falta de investimentos do governo no âmbito educacional, colaborando para a desvalorização e precariedade da educação oferecida para pessoas de baixa renda, por conseguinte, aumentando as taxas de analfabetismo no Brasil. Essa conjuntura, segundo as idéias do filósofo contratualista: John Locke, configura-se como sua violação do "contrato social", já que o estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como educação, o que é evidente no país.
Ademais, é fundamental apontar a desigualdade social como impulsionadora do analfabetismo no Brasil. Segundo O IBGE, somente treze estados do Brasil conseguiram atingir a meta de redução do analfabetismo, e as maiores taxas de analfabetismo encontram-se nos estados do nordeste. Diante de tal exposto, sabe-se que os estados com altas taxas de analfabetismo, são os mais pobres econômicamente. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a pendurar.
Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o governo, por intermédio de investimentos, priorize a educação implantando projetos de alfabetização para pessoas que não concluíram sua escolaridade, e para adolescentes que já estão no meio escolar, a eleição de profissionais qualificados para aulas de qualidade. Paralelamente, é imperativo que também haja investimentos em propagandas explicando os investimentos e mudanças feitas, para que a população surpreenda-se, tornando um atrativo para sua participação. Assim se consolidará uma sociedade mais inclusiva.
Obrigada, pela correção!!
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada