Dentre os inúmeros motivos subexistentes que tornaram o sistema carcerário brasileiro sobrecarregado, pode-se dizer que, a falta de penas alternativas para crimes que não oferecem risco alto a sociedade tem sido colocados como ponto importante da crise carcerária. Augusto Cury em uma de suas citações disse que, o pior cárcere não é o que prende o corpo mas aquele que silencia a mente.
De tal forma se os presos forem direcionados única e exclusivamente para uma unidade, além de superlotar as selas, não terão auxílio adequado para mudar suas ações. Por outro lado, podemos trazer a tona a questão do tráfico de drogas, que tem levado uma grande parcela de jovens e mulheres a prisão. Tomando esse fato como base, em primeiro lugar por diversas vezes esses jovens ao primeiro contato com as drogas ainda por falta de uma visão mais ampla da realidade acabam tornando-se adultos dependentes do tráfico. Ainda sim, vale ressaltar que mulheres de maneira análoga reiteradamente acabam envolvendo-se na criminalidade por influência de seus parceiros, assim como acontece na trama da série "vis a vis", uma produção da televisão espanhola.
Pela observação dos aspectos analisados faz-se necessário que o Ministério da Justiça juntamente com o Ministério do Desenvolvimento estabeleça um programa onde há pena alternativa (podendo ser serviço comunitário ou prestação de cursos de combate à criminalidade), já o ministério da segurança juntamente com o MEC e com Ongs (organizações não governamentais) que visam auxiliar jovens, invistam em um sistema o qual possibilite inserir esses jovens em atividades que os afastarão da criminalidade. Criando assim uma geração de jovens consciente de suas ações, e um sistema carcerário livre de superlotações.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada