Ainda me referenciando à Darcy Ribeiro neste parágrafo, em "O povo brasileiro", livro de sua autoria, no capítulo "Os afro-brasileiros", o renomado literato nos infiltra de muitos modos nas contribuições dos que aqui estavam sendo escravizados. Dentre essas, a multiplicação do português pelo território e a influência magistral nas áreas culturais que mais se concentravam, como exemplo, o nordeste açucareiro, deixando nessa região uma ´flagrante feição africana´. Portanto percebe-se a presença da cultura em questão, bem como percebe-se um movimento de desvalorização que busca esconder e/ou apagar a beleza afro-brasileira.
Um movimento de resistência que busque valorizar o que há de herança e o que se constrói pelo povo preto e pardo serve como um recado de que a voz negra tem valor e de que nada devem temer. Mesmo com todas as adversidades conhecidas. O falecido ex presidente do EUA JFK falaria que ´´o conformismo é carcereiro da liberdade e o inimigo do crescimento´´, ou aqui, o equivalente a necessidade de que todos devem ser um cidadão, ouvinte e multiplicador da cultura afro. Da mesma forma com que se é valorizada todas as outras.
Sendo assim, em consonância com o supracitado, se faz imprescindível, para que todos tenhamos de forma garantida o direito estabelecido pelo artigo 5º da CF/88, que a sociedade em geral passe a conhecer a cultura afro-brasileira através dos estudos, desde o ensino básico e por conseguinte, para todo o resto da vida. Para isso, o livro ´O povo brasileiro´ é uma ferramenta importante e que pode ser incluída pelo MEC, através dos meios a que compete ao ministério agir, como material paradidático. Garantindo assim, o devido conhecimento e reconhecimento ao tema em questão.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada