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Por Comelli
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Dentre os problemas que vem aumentando conforme os anos, temos os apelidados de geração “nem-nem”, que são indivíduos em sua maior parte adolescente, que não trabalham nem estudam. Entretanto, esse caso se deve aos grandes déficits do Brasil, entre eles a grande desigualdade social e a desigualdade de gênero que só agravam tais problemas.
Visto esse cenário, podemos notar muitas vezes que grande parte dos jovens brasileiros deixam de frequentar o ambiente escolar por ajudar nas despesas de casa, ajudar com os cuidados das irmãs(O) em sua casa, tendo como primeiro objetivo um emprego para ajudar nas despesas, contudo com o abandono da escola muito cedo e não contendo um ensino fundamental/médio completo acaba por não conseguir arrumar emprego e assim tornando mais complicado essa jornada. Segundo o IBGE cerca de 10,1 milhões de jovens de 14 a 19 anos cometem a evasão escolar, o principal motivo foi a grande necessidade de trabalhar para ajudar em casa, mas o problema se encontra quando mesmo após isso, o jovem não consegue arrumar emprego nem voltar a estudar, assim se tornando parte dos 6,6 milhões de jovens apelidados de “nem-nem”, no qual não trabalham nem estudam.
Dentre a abundantemente de jovens, grande parte são mulheres na quais acabam tendo que muitas vezes que abandonar a escola devido à uma gravides muito cedo, com a falta de poder financeiro da qual, ela recorre a arrumar um emprego para ajudar financeiramente a criar a criança e sustentar a casa que vive. Contudo, um dos grandes problemas que ela enfrenta e a grande desigualdade de gênero que muitas empresas exercem sobre as mulheres, muitas vezes pagando menos que a metade prometida ou não dando os mesmos direitos que os homens, em certos casos, não levando nem a contratação delas por simplesmente ser mulher.
Visto tal problema, a secretaria da educação deveria criar uma equipe que ficaria responsável por observar e cuidar de todas as crianças que abandonarem as escolas, nas quais, seriam orientadas por profissionais para obter um emprego fixo por exatamente um ano em parceria com o SENAC, com a condição de restabelecer uma vida escolar continua.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.

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