É importante ressaltar, de início, a falta de conscientização da população acerca do combate ao coronavírus. A princípio, é noticiado diariamente nos principais telejornais do país, notícias de aglomeração, festas clandestinas e aglomerados em prais e estabelecimentos privados. Assim sendo, de tal forma um dos principais meios para propagação em massa do covid-19. Segundo a OMS, o distanciamento social é uma medida poderosa para combater a disseminação da doença, portando, o descumprimento de tal torna o Brasil cada vez mais longe de erradicar essa enfermidade.
Sob outra perspectiva, é fundamental destacar a falta de solidez nas relações de governo. A pior gestão governamental à COVID-19 tem sido realizada no Brasil, conforme demonstrou uma comparação mundial de países de todos os continentes. Em um ranking, que inclui 98 nações, o Brasil ocupa a última posição no levantamento elaborado pelo Lowy Institute, organização baseada em Sydney, na Austrália. Nesse cenário, fica avitente que um bom planejamento do estado é um grande impulsionador para combater uma grande lacuna na sociedade.
Assim, tendo em vista todos os efeitos causados pelo covid-19, e a importância de combate-lo. Cabe ao estado juntamente ao ministério da saúde, promover através de verbas governamentais políticas públicas de combate a proliferação do vírus no território. A mídia, cumprindo o seu papel social, é fundamental, promover uma grande campanha publicitária em massa nos diversos veículos de comunicação, com intuito de resguarda toda a população enquanto a vacinação não chegue a seu determinado grupo. De tal forma, a grande pandemia que devastou o Brasil no século XXI, ficaria junto a peste, apenas na história.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.