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Por Lucas273
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#57871
O Brasil pro produz muito lixo, quase equivalente a países subdesenvolvidos, por consequência da grande excessividade da produção de lixo, muitos brasileiros não são orientados ou talvez não tenho nem ideia para onde e para que o lixo vai.
A grande produção de lixo pode ocasionar superlotação dos lixões ou aterros onde são descartados, podendo assim causar danos as extremidades onde são deixados e até alguma população que mora perto ou trabalha no lugar.
De acordo com o estudo Global quase três bilhões de pessoas não sabem a destinação ideal do seus resíduos, ocasionando assim o descarte ilegal do seu lixo podendo prejudicar a natureza com o descarte incorreto e poluição no meio ambiente
Portanto o governo estadual de cada cidade do Brasil teria que investir em campanhas publicitárias para concientizar e mostrar o modo certo para o descarte do lixo, sendo assim a população dará o destino ideal para o lixo resolvendo a grande produção de resíduos e descartando corretamente o seu lixo.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 110

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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Por Lucas273
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#57878
Olá @Felipe082, @Ashiley e @Jeniffeee! Podem corrigir por favor? :D
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Por Gabrielrickk
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#57901
Oi tudo bem ? Você escreve bem ! Porém , alguns cuidados na hora da elaboração devem ser tomados .

Introdução :
Faltou um pouco mais de contextualização acerca da proposta, sua tese está um pouco expositiva e não muito clara a cerca do problema


Desenvolvimento:
No desenvolvimento dos argumentos para confirmar sua tese, falou convencer um pouco mais o leitor acerca do seu ponto de vista. Obs. Traga bagagem de outros áreas do conhecimento para seu texto por exemplo pensamento, ideia , modelo de algum especialista na área, um filosofia, dados estatísticos ,alusão história etc . Dados que retome e comprove a ideia que vc quer defender


Proposta de intervenção:

Sua proposta falou um pouco de detalhamento .

Lembre-se que toda proposta tem que ter

Retomada da tese

Agende
Meio
Modo
Finalidade
Detalhamento

Quanto a escrita do texto você está quase la so tomar cuidado em pontuação, regência, concordância.

Parabéns pelo texto continue assim! É rumo ao 1000
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Por Jeniffeeee
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#58037
@Lucas273, oi!!

O Brasil pro produz muito lixo, quase o equivalente a países subdesenvolvidos (1), por consequência da grande excessividade (2) da produção de lixo, muitos brasileiros não são orientados ou talvez não tenho tenham nem ideia para onde e para que o lixo vai.
(1) Creio que você quis dizer sobre os países desenvolvidos, né? Pois são eles que mais produzem lixo.
(2) As palavras "grande excessividade" não ficou bem, poderia colocar só "por consequência do excesso de produção de lixo" ou "por consequência da grande produção de lixo".
Procure estruturar a sua redação, você não colocou uma alusão adequada e também não contextualizou tão bem o tema.

A grande produção de lixo pode ocasionar superlotação dos lixões ou aterros onde são descartados, podendo assim causar danos (3) as às extremidades onde são deixados e até alguma população que mora perto ou trabalha no lugar.
(3) Quais tipos de danos? Explique.
Novamente, falta estrutura. Te recomendo que leia um pouco sobre a estrutura do texto dissertativo-argumentativo, saiba relacionar os seus argumentos com algo que os comprove e seja produtivo nisso. Qual é o grande problema da questão? Qual a sua grande consequência? Essas perguntas são essenciais para fazer um bom desenvolvimento.

De acordo com o estudo Global, quase três bilhões de pessoas não sabem a destinação ideal do seus resíduos, ocasionando assim o descarte ilegal do seu lixo e podendo prejudicar a natureza com o descarte incorreto, além de poluir e poluição n (4) o meio ambiente
(4) Isso pode melhorar, veja a sugestão de escrita.
Mesmo comentário do desenvolvimento anterior, você precisa entender a estrutura do texto primeiro.

Portanto, o governo estadual(5) (agente) de cada cidade(6) do Brasil teria que investir em campanhas publicitárias (ação) para concientizar e mostrar o modo certo para o descarte do lixo (finalidade), sendo assim a população dará o destino ideal para o lixo resolvendo a grande produção de resíduos e descartando corretamente o seu lixo (finalidade)(7).
(5) Iniciais maiúsculas, Governo Estadual.
(6) O ENEM não cobra isso, mas é legal saber: Governo Estadual é por estado, não por cidade.
(7) A sua proposta não reduz a produção de resíduos, só o descarte. Tome cuidado.
Ainda falta o detalhamento e o meio. Por meio de que isso será feito? Como essas campanhas serão realizadas? Eis a questão, responda-a sempre.

Veja vídeos sobre a estrutura do texto, isso é fundamental. Tem alguns materiais aqui no fórum, você pode dá uma olhadinha. Abraços e bons estudos! ;)

Tudo sempre parece impossível até que seja feito.
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