Em primeiro lugar, é importante ressaltar que é comum que indivíduos de uma parte do território sejam mais privilegiadas do que em outra localidade, isso devido aos fatores enraizados desde a chegada dos portugueses ao Brasil. Tal problemática faz com que regiões estejam em uma posição de hierarquia desde o início, sendo mais favorecidas do que outras. Um exemplo disso é a Região Sudeste, onde possui o maior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do país, ao contrário das Regiões Norte e Nordeste, com a maioria dos estados ficando em último lugar, segundo dados divulgados pelo IBGE.
Em segundo lugar, ainda convém lembrar que tamanho problema também é consequência da ausência de investimentos na educação, lazer, saúde, como da mesma forma na precariedade de ofertas de empregos, o que resulta na falta de qualificação e outros fatores, no qual é um direito social previsto no artigo 6° da Constituição Federal de 1988. Desse modo, a carência de investimentos e vários outros pontos, contribuem para o aumento do fator que assola o território brasileiro.
Em virtude dos fatos mencionados, é notável que a desigualdade está presente em amplos aspectos. Diante disso, é necessário que o Ministério do Turismo invista nos pontos turísticos de cada região desfavorecida, a fim de girar a economia e estimular o turismo desses locais. A mídia também pode ser responsável por dar visibilidade positiva àquelas regiões afetadas por essa problemática por meio das redes sociais.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.