A princípio o debate sobre esse tema parece desnecessário, pois a sociedade (a maioria) sabe dos riscos a saúde causado pelo mal uso das drogas legalizadas (medicamentos) e os riscos legais que o uso das drogas ilícitas (maconha, cocaína, entorpecentes, etc) causam. Todavia, os jovens tendem a ignorar essas informações. Por esse motivo o diálogo faz-se necessário.
Além disso, a falta de apoio para que o usuário de drogas procure ONGs e hospitais que o ajudem a se livrar do vício, também é um problema; pois, a cultura popular entende que deve ser evitado qualquer tipo de droga prejudicial a saúde física e psicológica, porém não é ensinado que as pessoas que fizeram uso dessas substâncias, precisam de ajuda.
Afim de melhorar esse cenário, o debate faz-se necessário. Não só nas salas de aula, mas também no eixo familiar, assim evitando a desinformação dos jovens. Também faz-se necessário que o governo federal disponibilize verbas para a crianção de ONGs e hospitais especializados em cada região. Dessa forma, a desinformação diminuirá e pessoas na condição de usuárias irão procurar a ajuda necessária.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.